

O dia do Patrimônio Histórico Cultural foi comemorado de maneira especial no sábado (16) em Arvorezinha. Através de iniciativa da administração municipal e com a participação de diversos autores foi lançado o livro ‘Jaracatiá, Memórias, afetos, sabores e saberes’. A obra apresenta diversas receitas de doces, pães e massas, valorizando a memória afetiva e a riqueza cultural que envolvem a árvore encontrada em grande quantidade no município e que em breve deverá se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Município.
De acordo com os autores do livro, o Jaracatiá é uma memória afetiva, que traz à tona o seu doce sabor no município de Arvorezinha. “Ele lembra figuras femininas da família como a avó, mãe, tia, que eram ligadas à alimentação em dias de festa na família e comunidade, momentos de união e afeto.”
Entre as receitas destacadas no livro estão Jaracatiá em calda ou doce, com bolo de aipim, rapadurinhas, amendoim, bolinho, bombom, erva-mate, bolo gelado, chineque, cuca, rocambole, pão colorido, entre outros.
Organizado por Carmem Pom permaier e contando com a participação de Jaqueline Merlin, Ludmila Gallon, Almeri Sanson, Clarice Canton, Clarice Scheffer, Ouvir Fanton, Orivaldo Canton, Nilza Franzon e Terezinha Strapasson, o livro contém 40 páginas e pode ser obtido junto à prefeitura de Arvorezinha.

