Por Liniker Duarte

Do interior do Rio Grande do Sul para os grandes palcos do cinema mundial. Laura Zimmermann, que tem raízes em Arroio do Meio, foi responsável pela coordenação de som direto no aclamado filme ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles. A obra, vencedora do Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional, foi para ela uma oportunidade de unir sensibilidade técnica com o cuidado humano de contar uma história real com profundidade e respeito.
“Sabíamos que era um projeto especial, mas não imaginávamos a repercussão que teria. Todo o cuidado e respeito com a história da Família Paiva foram essenciais para que o filme se tornasse tão potente”, afirma Laura.
O trabalho da preparadora de som começou muito antes das filmagens. A partir de uma leitura atenta do roteiro, ela se envolveu na concepção estética do áudio, visitou locações, discutiu cenários com o departamento de arte e até gravou sons ambientes antes mesmo do início das cenas. A pós-produção foi realizada na França, em parceria com uma equipe internacional.
Ela conta que conheceu Walter Salles em 2022, quando ainda estava na Argentina filmando outro longa. A primeira conversa entre os dois foi on-line, mas a conexão profissional logo se fortaleceu. “Quando voltei ao Brasil, nos encontramos pessoalmente e nossa parceria se firmou”, declara.
Com uma trajetória que começou no Rio de Janeiro em 2007, para onde se mudou “sem garantias, mas com muito desejo de fazer cinema”, Laura hoje colhe os frutos de sua dedicação. Está envolvida na série ‘Fúria’, da Netflix, e participa de duas estreias previstas ainda para este ano: ‘Uma Mulher Sem Filtro’, protagonizado por Fabíula Nascimento, e ‘DPA 4’, ambos já bastante aguardados pelo público.
Laura também tem forte ligação com o Vale do Taquari. Embora tenha vivido em Porto Alegre, suas raízes estão em Arroio do Meio. Neta do ex-prefeito Arnesto Dalpian (falecido em 2006) e dona Helena Dalpian, é também sobrinha e afilhada de Betinho Dalpian. “Frequentei muito Arroio do Meio na infância. Era um equilíbrio entre a cidade e o campo que foi essencial na minha formação. Sempre que posso, visito a cidade com muito carinho”, conta.
Ao falar sobre o cinema, sua paixão é evidente: “O cinema representa a possibilidade de contar histórias, lidar com o passado e imaginar futuros possíveis. Ele nos ajuda a construir identidade e nos traz pertencimento”, relata. Também acrescenta com alegria sua participação em outros trabalhos ao lado de grandes nomes do cinema nacional. Recentemente, esteve com Fernanda Montenegro em um novo longa que é dirigido por Cláudio Torres, e que será lançado no ano que vem.
Por fim, a profissional deixa sua mensagem aos jovens que querem seguir a carreira no cinema. “Não desistam dos seus sonhos e não tenham medo de sonhar alto. A vida ajuda quem tem sinceridade e coragem e isso eu aprendi com minha avó, que é daí de Arroio do Meio”, finaliza.