
Assisti, recentemente mais uma palestra de Fabrício Carpinejar. Confesso que não foi novidade, pois acompanho suas postagens, suas escritas, apresentações na Rádio Gaúcha. Essa foi especial, até porque estava acompanhada dos diretores estaduais da Rede Pública Estadual do Estado do Rio Grande do Sul. Carpinejar é um iluminador e provocador de ideias e reflexões. Ele nos faz pensar e querer agir. É dessas pessoas que se vale de um humor leve e fala o que queremos falar e não temos coragem.
Falou durante horas e nem se percebia o tempo passando. Ele envolvia e tocava no coração com histórias dele o que também aproxima o palestrante do público em qualquer lugar e momento.
Me tocou uma história que falava de seu avô que morava em Guaporé. Ele tinha uma espécie de rodoviária e servia comida. Num certo dia, deslocava-se de ônibus um menino que não tinha dinheiro para alimentar-se e estava faminto. Seu avô não deixou isso e falou que alguém que vai a Guaporé. Aquele que foi alimentado vem a ser o famoso e importante Leonel Brizola, àquele que tanto lutou por Escola em Tempo Integral. Fica a ideia clara com essa pequena passagem de que devemos ajudar a todos, pois sempre vale a pena. Não julgar pela aparência e se temos como ajudar sempre fazê-lo pois ALGUÉM sempre vê e a retribuição vem.
Numa passagem bem engraçada provocou a pensar como nos vestíamos ao chegarmos em casa. Se era com aquela calça mais velha e com aquela camiseta bem larga com aquela propaganda de um vereador que não se elegeu? Todos riram, denotando a veracidade dessa provocação. Fabricio Carpinejar nos questiona se esse é o melhor jeito ou se não poderíamos receber nosso companheiro(a) de uma forma mais bonita, sensual, interessante? Não agradamos a pessoa que está do nosso lado, pois deixamos cair na mesmice e não nos valemos de criatividade e do elemento surpresa num relacionamento.
Numa passagem, novamente pessoal, falou da importância que devemos dispensar a nossos pais. Confessou que passou a visitá-los depois de mais idade e que essa foi a decisão mais acertada na sua vida até então. Que a melhor maneira de retribuir tudo que fizeram por nós e amá-los de verdade é cuidar deles em vida e conversar com eles, ouvi-los com o coração. Insistiu em ser presença na vida dos pais.
A palestra transcorreu com muito mais aprendizagens, mas vou deixar minha escrita até aqui para que, você leitor, assista a uma palestra do Carpinejar ou leia um livro do autor. Vale muito a pena.