
A demonização da política é um fenômeno agravado pela crescente radicalização em nosso país. Falar mal dos políticos é como falar do clima para puxar conversa na sala de espera do médico.
– Mas, Giba, como é possível falar bem dos políticos se a cada dia aparecem mais escândalos? – me provocam.
Eles têm razão. Não peço para desenhar um mundo cor-de-rosa, , mas é injusta a falta de divulgação de iniciativas construtivas que prefeitos, vereadores, deputados e outros gestores públicos implementam. Inclusive no interior do Rio Grande do Sul.
Esta breve introdução serve para manifestar o imenso orgulho diante da manchete do nosso “O Alto Taquari”, edição do dia 5: “Arroio do Meio empossa a primeira Câmara Mirim”. É uma iniciativa que merece total apoio e aplauso para ser mantida e aperfeiçoada.
Parabéns a todos que viabilizaram
a implementação da Câmara Mirim
Parabéns ao vereador Rodrigo Quinot, que não conheço e sequer sei a qual partido pertence. Incluir jovens na atividade política não é ensinar “a fazer sacanagem desde cedo”. Pelo contrário. É mostra que somente através da política foi possível conquistar a democracia para termos eleições diretas e até afastar maus políticos via cassação e impeachment.
Ao conhecer a rotina política, a gurizada aprenderá o que fazem vereadores e prefeitos. Eles conhecerão a importância destes representantes para a comunidade e, o mais relevante: descobrirão a importância do voto, a arma mais eficaz para conquistar melhorias.
A posse dos 11 estudantes do 9º ano – entre 14 e 15 anos – significa a participação de jovens e adolescentes na compreensão da atividade pública, e não apenas na política. Eles saberão, com o tempo, sobre a importância de participar do condomínio ou do bairro onde moram. Conhecerão a importância de saber da importância de buscar alternativas para melhorias em sua vida como cidadãos.
A participação na Câmara Mirim servirá, ainda, para despertar novas lideranças. Sobram críticas, acusações e reclamações. Precisamos de soluções, diálogo, busca de entendimento e convergência para novos caminhos.
Arroio do Meio e região sofrerão por décadas os efeitos das enchentes. É fundamental agregar cérebros, energia e juventude na busca de tempos melhores. Parabéns àqueles que participaram da ideia da Câmara Mirim. O futuro de Arroio do Meio agradece!