O setor de transporte de cargas e passageiros vive um momento de expansão, mas enfrenta um desafio crescente: a escassez de profissionais qualificados. Empresas relatam dificuldade para contratar motoristas habilitados nas categorias C, D e E e colaboradores especializados em logística e apoio operacional.
No Vale do Taquari não é diferente como explica o gestor de Tráfego do Expresso Azul, Ramon Souza. Segundo ele, há o envelhecimento da categoria e menor atratividade da profissão pelos jovens. Sobre o transporte de passageiros, revela que a média de idade dos motoristas urbanos é de 43 anos e dos motoristas rodoviários é 51. “Essa média de idade vem seguindo a tendência atual de envelhecimento da profissão, onde os mais jovens perderam o interesse em seguir a profissão do pai, como acontecia em outras gerações. Atualmente, os jovens preferem trabalhar em um mercado digital. Podemos citar vários fatores para essa mudança, um deles é o fator financeiro, onde o profissional precisa desembolsar cerca de R$ 4 mil para alterar a categoria para D, ter no mínimo 21 anos e estar no mínimo dois anos habilitado na categoria B. Outro motivo é nossa malha viária que está com muitos gargalos e os motoristas sentem essa pressão no trânsito diariamente, o que acaba causando desinteresse dos jovens, por haver outras opções de trabalho”, cita Ramon.
Benefícios
acima da média
Para atrair novos profissionais, a empresa oferece benefícios como reajuste salarial acima da inflação e percentual diferenciado nas diárias. Rancho mensal em forma de Vale Alimentação e plano de saúde também são oferecidos. Convênio com o SEST/SENAT, em que os profissionais possuem serviços gratuitos de educação profissional, saúde (fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia), esporte e lazer para os trabalhadores e seus dependentes estão entre os atrativos. “Hoje o bem mais precioso é a mão de obra, pois precisamos de motoristas qualificados que cuidem de sua ferramenta de trabalho e deem uma atenção especial aos passageiros”, enfatiza Ramon.
Com o objetivo de reter motoristas, a empresa oferece plano de carreira. Ao ingressar na empresa o motorista trabalha primeiramente no transporte urbano e de acordo com sua dedicação vai recebendo alguns benefícios como trajetos e veículos melhores e de acordo com a dedicação tem perspectivas de ingressar no transporte rodoviário, onde os salários e benefícios são mais atrativos. “A empresa tem esse compromisso de reconhecer o bom profissional e conceder oportunidades”, explica.
Não é necessário
ter experiência
Para trabalhar como motorista de ônibus é preciso ter mais de 21 anos, estar habilitado na categoria D, possuir Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros e ter um bom histórico no trânsito. Experiência na função é um diferencial, entretanto a empresa também contrata motoristas sem experiência, oferecendo todo o suporte e treinamento para que ele seja um excelente profissional no trânsito e é liberado para a direção, após passar por todos os testes da empresa. “É muito importante ter habilidades comportamentais, demonstrar paciência, cordialidade e bom relacionamento com os passageiros, colegas e demais integrantes do trânsito. O motorista além das habilidades no volante, precisa ter um forte senso de responsabilidade e comprometimento com a segurança dos passageiros, demonstrando atenção e cuidado nas operações”, finaliza Ramon.
Amor pela profissão
Trabalhando como motorista há 22 anos, o morador do bairro São Caetano, Arroio do Meio, Altemir Anziliero se diz realizado. Com pouco estudo, apenas a quinta série, diz que não poderia ter escolhido profissão melhor. “Sou uma pessoa privilegiada, pois faço o que gosto. Claro que o salário é importante, mas também é importante acordar todos os dias e fazer o que se gosta”, fala.
