
Participei, há dias, do incrível Seminário da Primeira Infância, no município de Colinas, e a painelista uruguaia Manoelita falou com propriedade sobre os cuidados que devemos ter com alunos da Educação Infantil, os nossos pequeninos.
Insistiu muito no fato de não antecipar etapas e estar o tempo todo “em cima” da criança. O momento do brincar deve ser respeitado. E esses momentos vêm com a exploração dos espaços e na interação com seus pares. Não é preciso se preocupar tanto, eles precisam ter seus momentos de descobertas e inclusive, de resolução de conflitos.
Nós, pais e professores queremos o tempo todo controlar e saber o que se passa e como se passa o desenvolvimento da criança. Mas há tempo para tudo e o formidável é participar da etapa, divertir-se, acompanhar de verdade. Não antecipar, forçar; até porque isso pode frustrar a todos e gerar, por exemplo, o que também está acontecendo muito, a comercialização de laudos. Não é porque uma criança é mais agitada que já tenho que procurar um médico ou medicação.
As salas de crianças de Educação Infantil devem ser bagunçadas, para que as descobertas aconteçam e devem ter espaços e muita ludicidade, ou seja, muitos objetos para a exploração. Para ficarem sentados terão muito tempo ainda na sua trajetória escolar. O momento de quando são bebês e menores é para descobrirem-se no mundo, ou melhor, seu corpo e seus sentidos no mundo.
Contar histórias e, inclusive fazer momentos de relaxamento com crianças menores foram alguns dos cases de sucesso contados nesse seminário. São atitudes simples e que fazem bem à criança.
Uma boa formação no inicio da trajetória educacional vai fazer o aluno mais curioso, com oralidade desenvolvida, espírito criativo fomentado, enfim, essa etapa não é só comer e dormir. Há de ser muito valorizada, com profissionais comprometidos e pais presentes.