
Apesar de todas as demandas reprimidas e que surgiram a partir das enchentes de 2023 e 2024, o secretário de Obras Rodrigo Kreutz disse, em visita ao AT, que faltando 4 meses para o fim do primeiro ano de governo, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está conseguindo trabalhar dentro do orçamento que é de R$ 16,5 milhões, 10,55% do total do município. Em uma conversa com a reportagem fez uma explanação das principais obras que já foram executadas durante o ano, ressaltando que o cronograma é estabelecido em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Serviços Urbanos e subprefeituras. O alinhamento semanal, com cruzamento de prioridades otimiza os serviços entre os 40 funcionários que integram o setor. Além da manutenção geral de 330 quilômetros de estradas de chão, nestes primeiros oito meses foram feitas terraplanagens para produtores rurais e mais de 50 empresas, valorizando assim a continuidade de produção, fundamental para o desenvolvimento do município. Também foram feitas terraplanagens, para construção de quatro UBS e mais 100, para cidadãos requerentes da Primeira Moradia que tem direito ao benefício. Veja informações mais completas e detalhadas na página 10.
DESAFIOS
Kreutz em entrevista disse que será muito importante conseguir recursos via Funrigs para a manutenção dos asfaltos para Travveseiro e em direção a Capitão nos trechos que foram avariados pelas enchentes, incluindo as beiradas do arroio Grande com gabiões e/ou contenção necessária para que no médio prazo não haja mais prejuízos. A estimativa é de que esta manutenção terá custo estimado de R$ 6 milhões.
Desfile em Capitão
O município de Capitão organizou um belo, concorrido desfile em homenagem ao Sete de Setembro, com participação expressiva de todos as forças que integram o Poder Público, entidades sociais, civis e religiosas. Demonstração de unidade e resgate de valores reforçada pela atual administração.
De 534 para 359
Em Arroio do Meio, segundo informações repassadas pelo prefeito Sidnei Eckert, com base em dados do CRAS, diminuiu o número de famílias dependentes do Bolsa-Família. Em janeiro deste ano, o número era de 534 famílias e no começo de setembro, com os números atualizados pelo Programa Federal foram baixadas 175. O Cras se baseia nos dados divulgados pelo governo federal. Para o prefeito Sidnei, houve um esforço por parte do setor e Secretaria da Indústria e Comércio junto com as empresas para valorizar o emprego formal, uma vez que existem muitas vagas em aberto no mercado de Arroio do Meio. Está sendo um trabalho importante para diminuir a dependência econômica, avaliou.
Carne suína do RS
O mercado filipino foi um destino interessante para as exportações de carne suína do RS em agosto. Alheios a tarifaços, as empresas estão em constante busca de novos mercados que atendam expectativas de preços e fluxo. As exportações para o país asiático se deram num momento em que aquele país ainda não se restabeleceu da peste suína africana. Santa Catarina, maior exportador de carne suína, está em mercados como Japão, México, Coreia do Sul, entre outros.
Contra a anistia
Em meio à finalização do julgamento de integrantes do núcleo mais próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Governo Lula tem dito em suas manifestações que é preciso ficar atento para que a anistia não passe no Congresso. Depois das manifestações convocadas pela esquerda e o Desfile do Dia Sete de Setembro promovido pelo Governo Lula e movimentos sociais de esquerda terem tido pouco público, a presidente das Relações Institucionais Gleisi Hoffmann convocou uma reunião no início da semana com deputados de centro-direita para alinhar estratégias contra qualquer possibilidade do avanço da proposta de anistia.
Discurso de Tarcísio
Em várias capitais do país, as manifestações no último 7 de setembro foram enormes. Em São Paulo, os discursos mais fortes foram pela pacificação do país, com a libertação dos presos políticos do Dia 8 de Janeiro. Líderes de Direita pediram ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), que esteve no palanque junto com o presidente Lula, para pautar a anistia. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas Gomes (Republicanos), fez um discurso forte de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar e proibido de usar redes sociais.
“Nós temos o julgamento de um crime que não existiu. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo nesse país.” Tarcísio também defendeu que Bolsonaro possa disputar as eleições do ano que vem, defendendo anistia geral e irrestrita. A esposa do ex-presidente, Michele Bolsonaro, fez um discurso emocionado, lembrando que até hoje não está esclarecida a facada dada em 6 de setembro de 2018 que deixou sequelas graves no então candidato.

