O projeto cultural ‘Tem um Piano na Minha Sala’ iniciou sua agenda de apresentações na semana passada, dia 15, em escolas do Vale do Taquari. A programação contempla recitais de piano e oficinas de musicalização apresentadas pelo maestro William Bayer, levando a experiência musical a alunos do 1º ao 9º Ano.
Contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, o projeto deve percorrer 20 escolas da região até junho de 2026. Arroio do Meio, Travesseiro e Capitão também estão na lista de municípios beneficiados.
As primeiras atividades ocorreram na E.M.E.F. Carlos Gomes, em Marques de Souza, E.M.E.F. São Bento, em Lajeado, e E.M.E.F. Frei Vicente Kunrath, em Canudos do Vale. Ontem, dia 25, a ação foi realizada na E.M.E.F. João Batista de Melo, em Forquetinha.
Um dos pontos altos da proposta é a instalação de um piano branco de cauda no pátio ou auditório da escola. O instrumento vem acompanhado da bandeira do Rio Grande do Sul, que ao fim das atividades é doada à instituição de ensino, em gesto simbólico de união e esperança no processo de reconstrução do estado após as enchentes.
A iniciativa apresenta um repertório formado por clássicos do folclore e do tradicionalismo gaúcho. Entre as músicas, ele intercala relatos de sua trajetória e promove interação com os estudantes. Além disso, as turmas de 4º Ano recebem uma oficina prática com exercícios e partituras organizadas em apostila.
Inspirado pelo teclado da mãe, William despertou cedo para a música e hoje defende a importância de criar oportunidades que aproximem crianças e jovens desse universo. “A música abre horizontes e pode transformar vidas”, destaca.
Todo o material didático, além de vídeos explicativos, pode ser acessado pelas redes sociais do projeto: YouTube e Instagram @temumpianonaminhasala.



