
São 9h da manhã do sábado, 4 de outubro, um dia ensolarado e de céu azul no pacato distrito de Cazuza Ferreira em São Francisco de Paula, quando moradores e visitantes se reúnem ao redor de um campo aberto em frente à Igreja Católica. O motivo: acompanhar uma tradição que mantêm há cerca de 120 anos na localidade, a Festa das Cavalhadas.
O espetáculo religioso envolve cerca de 40 atores voluntários que reproduzem a batalha entre Mouros e Cristãos, ocorrida na Idade Média na Europa e trazida para a pequena comunidade pelos colonizadores portugueses.
O cenário reproduz a batalha entre os dois grupos, munidos de lanças e espadas, na disputa pela princesa Floripa. Com cerca de duas horas de duração, o espetáculo se encerra quando os Cristãos, vestidos de azul, vencem os Mouros, vestidos de vermelho, e conquistam a princesa. O intenso aplauso do público ecoa pelos Campos de Cima da Serra, numa demonstração de que a paz é possível e de que pequenas comunidades ainda conseguem manter suas tradições.
Para a moradora Célia Bastos, integrante da coordenação do espetáculo, as Cavalhadas se tornaram um produto cultural e turístico da localidade. “Demonstra nosso amor por Cazuza Ferreira e a felicidade em receber os visitantes e poder mostrar este belo espetáculo e as belezas e hospitalidade desta terra.”



