
A Imove realizada no último fim de semana foi sucesso de público, de vitrine para marcas locais, oportunidade de conhecimento de cases de sucesso, informações sobre negócios, vendas de imóveis, produtos, serviços e apresentações culturais, lazer, entretenimento, turismo e acima de tudo integração entre os expositores e público. O sucesso do evento foi um somatório de propósitos liderados pela comissão organizadora, apoiadores, patrocinadores e de todos os expositores, que se conectaram em uma energia positiva, elevando a autoestima da população local.
Nós do jornal O Alto Taquari externamos de forma pública nossos agradecimentos e alegria em ter participado da divulgação deste evento, que promoveu nossas empresas, instituições e nosso município. Ficamos felizes em ter recebido em nosso estande dezenas de assinantes do jornal, ex-colaboradores, apoiadores, amigos e visitantes, para uma troca calorosa e afetuosa de sentimentos e propósitos em dar o nosso melhor. Gratidão a todos e seguimos com foco nos desafios diários. Sabemos que são muitos.
Reconhecimento da Educação
A Assembleia Legislativa do RS aprovou esta semana a criação do Programa de Reconhecimento da Educação Gaúcha que concede bonificações a alunos e professores por cumprimento de metas. O principal objetivo é obter indicadores mais positivos na qualidade do ensino, frequência e assiduidade e a melhora do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). O projeto foi aprovado por 35 a 12. As bancadas do PT e Psol votaram contra, além do deputado Luiz Marenco do PDT.
“É um projeto que valoriza os professores, visa a qualificação e incentiva os estudantes a superar desafios”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.
Barroso aposentado
O Ministro José Luis Barroso, 67 anos, nomeado por Dilma Rousseff, poderia ficar na Suprema Corte até 2033, quando completaria 75 anos. Mas decidiu pedir aposentadoria e depois de 12 anos de atuação como um dos 11 ministros da Corte, deixa o STF neste sábado. Segue ganhando o salário de ministro de R$ 46.366,19, como aposentado. Para quem provocou tantas reações com o “Perdeu Mané “, ou “Nós derrotamos o Bolsonarismo”, expressões inimagináveis proferidas por integrante da Suprema Corte há pouco tempo atrás, quando ainda não era politizada, sua saída gera expectativas, mas dificilmente a indicação sairá da preferência ideológica do presidente Lula.
O pedido de aposentadoria talvez esteja ligado às cobranças públicas do cargo, restrições da Magnitsky, que afetam diretamente o jurista com sanções econômicas vindas dos EUA, onde o ministro tem um filho trabalhando no BTG de Miami. Sai um ministro que foi “mais político do que juiz” e deve entrar outro, com perfil parecido. Entre os que disputam a vaga estão o advogado-geral da União, Jorge Messias e ex-presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco.
Inauguração oficial
Prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier entrega neste sábado, 18, junto com sua equipe, o novo e moderno Centro Administrativo. A obra que recebeu investimentos na ordem de R$ 3 milhões já estava concluída há mais tempo. Mas diante de tantas demandas, no pós- enchentes, a administração preferiu priorizar a reconstrução principalmente no interior, ao invés de fazer a transferência e instalação dos setores. Com o funcionamento dos serviços e atendimentos na sede do novo Centro Administrativo, vai aumentar ainda mais o fluxo de pessoas nesta área urbana, que passa a ser mais valorizada.
Perseguição a igrejas cristãs
Matéria divulgada pela Gazeta do Povo, informa que o regime comunista da China prendeu pelo menos 30 pastores e líderes da igreja Zion, uma das maiores congregações cristãs evangélicas, não registradas do país, em uma operação nacional iniciada na semana passada, dia 9. As prisões ocorreram em várias províncias simultaneamente e marcam a mais ampla repressão contra igrejas independentes desde 2018, segundo matéria publicada pelo jornal com dados da agência Reuters, Wall Street Journal e Associated Press.
Atualmente, a China reconhece oficialmente cerca de 44 milhões de cristãos em igrejas estatais. No entanto estima-se que outros 60 milhões pratiquem sua fé em congregações não registradas – um número que o regime de Pequim tenta diminuir.