
O mês de outubro é um mês especial e por tantos motivos: Dia da Criança, Dia do Professor, Dia da Nossa Senhora e também o Outubro Rosa. Sobre outubro rosa, rapidamente me veio à mente, uma inauguração que participei, num município vizinho, da sede da Liga de Combate ao Câncer e isso me fez pensar sobre o voluntariado. Existe uma expressão no voluntariado que é ser “formiguinha”. Como é importante a função de uma formiguinha para quem está passando pelo pior momento de sua vida: o câncer.
Ser voluntário é doar-se. É dedicar um tempo precioso que poderia estar com a sua família ou no seu lazer para oferecer uma mão amiga, uma ajuda, um conforto, uma palavra, um remédio, ajuda financeira, uma carona ou tantas outras formas de ajuda para o próximo.
A sede cuja inauguração eu pude participar teve ajuda do poder público e da iniciativa privada e vai poder ajudar as pessoas que estão lutando bravamente contra essa doença que tanto mata. As pessoas fragilizadas pela doença, muitas vezes, não sabem mais nem a quem e onde pedir ajuda, por isso, necessário um local desses. Não é só uma construção de tijolos, mas um local de amor, de acolhimento, superação, cuidado. Às vezes a doença é mais forte e não sabemos os desígnios de Deus, mas outras a medicina e a força de vontade e espírito ,combinadas, vencem também e podem ajudar a outras pessoas.
Tive experiências de todos os lados. Um pai e uma mãe que perderam a batalha para o câncer, mas que foram muito ajudados pelo voluntariado de pessoas e uma irmã que se curou e hoje é uma “formiguinha” para ajudar outras mulheres, principalmente, a lutarem contra o câncer de mama.
O voluntariado não precisa ser só na causa da saúde, você pode ajudar as pessoas em diversas frentes. Desde que faça com o coração, não cobre pelos sentimentos e valores dados e, sim, entenda que fazer o bem deve fazer parte da nossa essência e do que realmente o Mestre Superior queria de nós: ajudar o próximo.
Me sinto um tanto frustrada, pois comecei uma ação de cantar em lares de idosos, mas parei por falta ou “desculpa” de tempo. Me fazia bem esse voluntariado e foi a maneira que encontrei para dar e doar amor. Realmente foram momentos bem intensos e de pura troca de energia. Tenho que repensar meu tempo para ajudar novamente a quem mais precisa. E você também já fez ou vai fazer uma ação voluntária?

