Obras avançam em diferentes pontos do município e reforçam o compromisso com uma infraestrutura viária mais segura, eficiente e preparada para o futuro. Em Arroio Grande, a terceira das seis pontes da Defesa Civil entra na fase final, enquanto a quarta estrutura tem início previsto para os próximos dias. Essas intervenções, viabilizadas com recursos da Defesa Civil Nacional, representam um passo essencial para restabelecer conexões, garantir deslocamentos seguros e fortalecer a retomada após a catástrofe climática do ano passado.
Em Rui Barbosa, desde a semana passada, máquinas do município trabalham no alargamento da estrada João Antônio Rauber, ampliando a segurança e a fluidez do trânsito. A melhoria do traçado e do leito da via beneficia diretamente moradores, produtores rurais, além de dar mais confiabilidade ao deslocamento diário de quem utiliza a rota. Nas proximidades, será construída uma nova ponte. O projeto, que prevê investimentos de mais de R$ 950 mil, já foi aprovado e será executado com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Já em Picada Arroio do Meio, próximo à propriedade da família de Sérgio Knecht, teve início nesta semana a construção de uma galeria de drenagem. A estrutura mede 3m x 3m e vai substituir a galeria antiga, que era menor e estava comprometida pela ação do tempo. A obra tem investimento superior a R$ 511 mil e será executada por meio de parceria com a CIC-VT, com recursos do Instituto Ling.
O secretário de Obras, Rodrigo Kreutz, considera que a intervenção é fundamental para a segurança e fluidez do trânsito entre Picada Arroio do Meio e Linha 32. Pontua que a estrada é utilizada pelos moradores e recebe grande fluxo de caminhões que fazem o abastecimento e escoamento da produção rural das duas localidades. “É uma obra estratégica porque além de trazer benefícios no momento presente, viabiliza uma futura continuidade da pavimentação asfáltica”.
Durante a execução, o trânsito permanece interrompido por alguns dias, com três opções de desvios. Por Arroio Grande, passando por Picada Café e Três Pinheiros ou São Luís; por Forqueta, pela Linha Bitsch ou Esperança de Rui Barbosa, subindo o Closs e por Picada Arroio do Meio, pelo acesso por Canudos, antes da igreja.
Acompanhando de perto todas as frentes, o secretário Rodrigo destaca que o conjunto das ações reflete o esforço coletivo pela reconstrução. “São três obras estruturais importantes, que trazem segurança, melhoram a mobilidade e fazem parte da união que estamos construindo entre município, Defesa Civil Nacional, o Estado e entidades como a CIC-VT para acelerar a retomada. Ao mesmo tempo, seguimos dando andamento às demais demandas da secretaria, sempre com foco no bem-estar da população”.


