
O município fará parte dos Caminhos de Lourdes, iniciativa da Amturvales que será implantada no próximo ano pelo Passeios na Colônia. Trata-se de um trajeto autoguiado com percurso por 16 municípios da região, com uma extensão de 250 quilômetros e que poderá ser percorrido de diversas formas, como caminhada, ciclismo, cavalgada, automóvel e motos.
O trajeto, que também integrará a Rede Nacional de Trilhas, envolve os municípios de Progresso, Canudos do Vale, Marques de Souza, Pouso Novo, Travesseiro, Capitão, Coqueiro Baixo, Relvado, Putinga, Ilópolis, Arvorezinha, Anta Gorda, Doutor Ricardo, Encantado, Forquetinha e Lajeado.
A denominação de Caminho de Lourdes se deve a conexão entre Grutas de Lourdes na região abrangida. O trajeto no município de Marques de Souza envolve as localidades de Tamanduá, Picada Serra, Vasco Bandeira e Bela Vista do Fão, onde se destacam igrejas históricas, capitéis e mirantes, além das belezas naturais como o rio Fão e Cascatas.
Através de convênio com a Amturvales, a administração de Marques de Souza é parceira no projeto que visa fomentar o turismo religioso no município. Além disso, após a execução do projeto, a iniciativa servirá também como argumento para a busca de recursos para beneficiar as comunidades envolvidas, como pavimentação de estradas.





