
Município que tem como uma de suas marcas a religiosidade herdada dos imigrantes italianos, Relvado encaminha-se para ser um dos destinos do turismo religioso no Rio Grande do Sul. Resultado de parcerias públicas e privadas, em 21 de fevereiro de 2026 será inaugurado o Caminho da Fé e Devoção. Por um trajeto de 1,2 quilômetros, entre a Igreja Matriz Santo Antônio e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, os visitantes peregrinarão por 26 Capitéis, que representam 16 comunidades de Relvado e outras dez de outros municípios que compõem a Paróquia Santo Antônio. Em cada Capitel placas retratam suas histórias. Também no trajeto está o Memorial Dom Gentil Delazeri, Bispo natural do município e já falecido.
Conforme a presidente da Associação do Caminho da Fé e Devoção, Odete Araldi, a intenção é disponibilizar espaços para reflexão, orações e contemplação da natureza. “Um caminho sinalizado, na área urbana, margeando um arroio e com muitas árvores, que juntamente com os capitéis nos levam a momentos de gratidão e desaceleração de uma vida agitada”.
Para o prefeito Carlos Luiz Fraportti, o Loiso, o Caminho da Fé e Devoção é resultado de investimentos do município, emendas parlamentares e doações de moradores e ex-moradores. “Este conjunto de recursos resultam em um projeto que apostamos muito, que é o turismo. E depois de tudo o que passamos com a enchente de 2024, que destruiu parte da gruta, chegou o momento de renovarmos e apostarmos numa área que trará muitos benefícios econômicos para nosso município.”





