A rede municipal de educação de Arroio do Meio novamente é destaque no Prêmio Alfabetiza Tchê, iniciativa do Governo do Estado que valoriza os melhores resultados na alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dona Rita conquistou a segunda melhor nota entre as nove escolas premiadas na área de abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Educação. O educandário arroio-meense obteve 83,75 pontos no Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola (IQAe).
A avaliação considera o processo de alfabetização com base nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), aplicadas em 2024 com alunos do 2º ano. O resultado, publicado pela Secretaria Estadual de Educação nesta semana, foi muito bem recebido pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pela direção da escola.
“Este é o segundo ano consecutivo em que a rede municipal é destaque no Alfabetiza Tchê, o que nos enche de orgulho e satisfação. É resultado de um trabalho coletivo, que envolve alunos, famílias, professores, equipes escolares e a Secretaria. Esse reconhecimento nos motiva a qualificar ainda mais as práticas pedagógicas, buscando não apenas bons índices, mas, principalmente, alunos bem preparados para as próximas etapas da aprendizagem”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura Naiara Regina Tres.
A diretora da EMEF Dona Rita, Fabiane Fröhlich, diz que a equipe diretiva está muito feliz e orgulhosa. “É um reconhecimento que celebra o trabalho sério, o compromisso diário e a dedicação de toda a comunidade escolar no processo de alfabetização dos estudantes do 2º ano. Estamos comemorando com muita alegria essa conquista, que reflete o esforço conjunto de professores, estudantes, famílias e funcionárias. Seguimos orgulhosos e motivados a fazer sempre o melhor pela educação, pois juntos, fazemos a diferença na aprendizagem”.
No ano passado, a EMEF Tancredo Neves também foi premiada no Alfabetiza Tchê. A iniciativa é uma política pública da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) que tem como meta assegurar que todos os estudantes da rede pública gaúcha estejam plenamente alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em todo o Estado, 200 escolas com os melhores resultados no IQAe são premiadas com recursos financeiros, enquanto outras 200 com índices mais baixos recebem apoio específico para fortalecer o processo de alfabetização.


