Partidos, coligações, candidatos à majoritária e vereador, vivem dias intensos e inesquecíveis durante três meses, período em que se desenvolve a campanha eleitoral. Num curto espaço de tempo, se formam grupos de pessoas que se unem em torno de um objetivo político comum que culmina com as eleições. Para alcançar a vitória nas urnas ou para se fortalecer como agremiação política, o trabalho neste curto espaço de tempo ( sem considerar uma preparação anterior) exige a atuação de uma boa retaguarda para que os candidatos estejam mais livres e disponíveis para contato com os eleitores. Nos bastidores, uma figura que tem grande importância são os coordenadores de campanha que precisam ter muito conhecimento e habilidade (técnica, emocional, psicológica) para resolver problemas de toda a ordem, de modo que o grupo trabalhe de forma harmoniosa e focada.
Na campanha do município de Arroio do Meio, o PV tem na coordenação um novato em política, Felipe Lenhard, 28 anos (filho do Gosmar Alfaiate). Ele é professor de Inglês, é comunicador, com experiência em rádio e TV, cursa Engenharia Ambiental, apaixonado por política, mora em Arroio do Meio e foi convidado pelo presidente do partido, Rogério Krunitzky, para exercer a função. Apesar de não ter experiência política, Felipe se apoia na experiência de vida: morou quatro anos nos Estados Unidos, meio ano na Europa e um ano na região amazônica, no sul do Pará, onde atuou como tradutor intérprete da Vale do Rio Doce. Identificado com o PV há mais tempo, diz que Arroio do Meio exerce uma política tradicional, mas há espaço para todos, o que faz parte do jogo democrático. Nesta sua primeira experiência, diz que está aprendendo muito sobre como funcionam as eleições e destaca o retorno positivo da comunidade.
O engenheiro civil, Klaus Werner Schnack, 38 anos, atual vice-prefeito, é o coordenador da campanha da coligação Arroio do Meio para Todos (PMDB/PT/ DEM /PTB). Funcionário público municipal concursado, desde setembro de 2005, está filiado ao PMDB há 13 anos e preside o partido desde outubro de 2007. Na eleição passada já exerceu a função de coordenador, além de ser candidato a vice. Neste pleito, divide o trabalho da coordenação com o cargo de vice junto à Administração e acha que “às vezes a gente deixa a desejar porque precisa atender a muitas exigências”. Mas ele se sente muito à vontade no papel, satisfeito pelo grande número de pessoas unidas em torno do mesmo objetivo, vê a experiência como uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e diz que é importante ter habilidade e equilíbrio para alcançar os objetivos.
Pela coligação, Mais Por Você, (PP e PDT), a coordenação está com Telmo Antônio Schmitz, 45 anos, filiado ao PP há mais de 12 anos e que integra a executiva do partido. Com passagem pela iniciativa privada, pública (atuou um tempo como secretário da Indústria e Comércio na administração de Danilo Bruxel) e mais recentemente trabalhou no jornal AT, Telmo divide o trabalho de coordenação política com o radialista Paulo Rogério dos Santos que exerce a figura de articulador desde agosto do ano passado. No trabalho de coordenação,Telmo destaca que o processo eleitoral envolve atualmente bastante burocracia e que o grande ganho é o contato com as pessoas que gostam de ser ouvidas e atendidas de forma diferenciada. Por entender que tudo na vida depende de alguma forma da política e por acreditar no projeto de administração pública proposto pelos candidatos da aliança, se envolveu diretamente na campanha.
DEM sem problemas
Durante o Congresso Nacional do PT do ano passado, o partido proibiu as coligações com o DEM, PSDB e PPS para as eleições deste ano, nas chapas majoritárias (prefeito e vice). Em maio desde ano, o DEM aprovou resolução também proibindo que o Democratas se aliasse ao PT nas majoritárias. A rivalidade entre os dois partidos na esfera federal fez com que o assunto respingasse nos municípios, como ocorreu em Lajeado, no final de semana passado, onde, depois de intervenção do presidente estadual Ônix Lorenzoni, o DEM foi proibido de apoiar a chapa majoritária encabeçada pelo candidato do PT, Luís Fernando Schmidt. Em Arroio do Meio, onde o DEM, presidido por Sérgio Cardoso, já apoiou a situação na eleição passada está tudo tranquilo. O presidente disse que o partido pediu licença em abril para apoiar a chapa à majoritária formada pelo PMDB e PT. “ Estamos mantendo bom relacionamento com Ônix Lorenzoni, deputado federal. Ele inclusive liberou duas verbas importantes para o município recentemente.”