Uma das atrações da CulturArtchê é o Encanta Arroio do Meio. Em andamento desde o dia 14 de agosto, esta programação envolve 11 corais infantis, soma 320 alunos que fazem 27 apresentações em instituições e empresas. Na última terça-feira recebemos aqui na Redação do AT os cantores do Coral Mensageiros da Alegria da EMEF São Caetano. Não sei quem teve a idéia de promover esta integração, mas ela é fantástica porque envolve muitos aspectos positivos (sociais, emocionais, culturais, políticos ) na singela visita das crianças que este ano escolheram repertórios voltados para a música gauchesca.
Motivação para a militância e candidatos com palestra
A coligação Arroio do Meio Para Todos (PMDB, PT, PTB, DEM) reuniu candidatos, simpatizantes e militante na associação Medianeira na segunda-feira à noite. Apesar do tempo chuvoso o salão ficou lotado para assistir a uma palestra de Tadeu Comerlatto, ex-prefeito de Videira, município de 50 mil habitantes de Santa Catarina. Atualmente Tadeu é consultor em marketing e administração pública e durante quase uma hora, procurou resgatar a importância da função pública de qualidade, que deve somar e unir e não dividir, (trabalhar para todos) além de dar dicas de marketing em período eleitoral. Tadeu destacou a importância da motivação pessoal, espírito de luta, organização e muito trabalho de grupo para obter sucesso. Também ensinou que o homem público não é julgado pelos seus acertos, mas sim pelos erros, em uma das assertivas que fazem parte do conjunto de frases de efeito do que considera que aprendeu em 40 anos de vida na política.
O deputado federal Henrique Fontana (PT) que está no seu quarto mandato prestigiou o evento com discurso de apoio. O deputado é formado em Administração e Medicina, é vice-líder da bancada do PT na Câmara e integra as comissões de Defesa do Trânsito Seguro e Desenvolvimento da Indústria Têxtil e Confecção. Fontana disse que conhece bem os candidatos e defendeu a reeleição do prefeito Sidnei Eckert, destacando que o Brasil, ao contrário de países da Europa e Estados Unidos, vive um ciclo virtuoso, em função das políticas adotadas pelos partidos que compõem a base do governo federal.
Encontro na Rua Coberta
A senadora Ana Amélia Lemos vem apoiar a candidatura da coligação Mais por Você, (PP/ PDT) do candidato Danilo Bruxel e Gustavo Kasper. Ana Amélia, escolhida recentemente como uma das 10 melhores senadoras e a principal estrela do PP, está sendo muito requisitada para apoiar candidatos do partido e sua vinda estava sendo buscada desde o início da campanha. O encontro com a senadora está marcado para as 14h30min de sábado e segundo a coordenação ela virá acompanhada do presidente estadual do partido, Celso Bernardi.
Educação
Depois da divulgação do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que expôs a baixa qualidade do Ensino Médio brasileiro fala-se de programas de emergência para melhorar o desempenho dos alunos. Reduzir o número de disciplinas que fazem parte do currículo para reforçar qualidade do aprendizado é uma das propostas em estudo.
No âmbito federal, começa a ser discutida a ampliação de cotas universitárias para obrigar todas as faculdades públicas a conceder ao menos 50% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas. O assunto é polêmico, porque a disputa não pode ser por concessão de quotas e sim por capacitação.
Turno Integral – O turno integral nas escolas públicas ganha força, como ação para melhorar o nível de ensino. O que é preciso lembrar é que este turno integral precisa ser bem planejado e sob responsabilidade de professores capacitados. O turno integral não pode servir apenas para acomodar os alunos no período oposto da aula curricular.
Comícios
Em vários municípios está havendo uma substituição dos comícios por reuniões políticas menores, ou dirigida para líderes comunitários, com convidados. Porém, em municípios menores, eles mantêm sua importância. São palco aberto e de acesso democrático para todos os munícipes. É oportunidade para que os candidatos exponham de forma transparente e clara seu programa de governo. É uma forma do eleitor conhecer os candidatos a vereador e sua capacidade de expor as ideias. Na política, a capacidade de se expressar em público agrega valor ao perfil. Hoje, menos que no passado, quando os políticos eram quase sempre grandes oradores.