Candidatos entram na fase final da campanha em busca dos votos. Neste sábado e domingo, os candidatos e coligações tentarão mobilizar ao máximo sua militância. A aliança Mais Por Você dos candidatos Danilo e Gustavo (PP e PDT) fará bandeiraço e caminhada pelas ruas centrais e bairros a exemplo do que já ocorreu no último sábado. A coligação Arroio do Meio para Todos dos candidatos Sidnei e Áurio (PMDB/PT/DEM/ PTB) fará uma mobilização para entrega do Programa de Governo que ficou pronto esta semana.
Comícios finais
A coligação Arroio do Meio para Todos dos candidatos Sidnei Eckert e Áurio Scherer fará a reunião política final no dia 4 de outubro, próxima quinta-feira à noite no Pa-Rural, com a presença do presidente do INSS, Mauro Hauschild e deputados do partido. Já a coligação Mais Por Você terá seu comício final no salão católico do bairro Aimoré, com a presença de deputados da aliança na mesma noite. O PV vai intensificar o corpo-a-corpo e a reunião final será na casa do presidente do partido, Rogério Krunitzky.
Contas
Com a aproximação do pleito eleitoral, candidatos novos e os que concorrem à reeleição fazem contas para analisar se chegam lá. Na eleição passada, os 9 eleitos de Arroio do Meio fizeram entre 636 e 516 votos. Os suplentes fizeram 517, 446 e 434 votos. Como a próxima legislatura terá 11 vereadores, a tendência é de que o candidato para se eleger terá que fazer no mínimo, 450 a 500 votos.
Renovação
Dos vereadores que compõem a atual legislatura de Arroio do Meio, 8 concorrem à reeleição. Somente Gustavo Kasper, que é candidato a vice na chapa com Danilo Bruxel, deixa uma vaga aberta. Com duas vagas a mais, o Legislativo de Arroio do Meio terá a partir de 2013 no mínimo três vereadores novos.
Particularidades
Um atento eleitor que já esteve no exercício de cargo público e que acompanha as eleições municipais há quase 40 anos observou esta semana que uma das particularidades desta eleição é o silêncio do eleitor, que deverá se manifestar somente nas urnas. Segundo ele, a maioria das placas e carros adesi-vados que circulam são de candidatos, familiares e cabos eleitorais.