A morte de 235 pessoas, a maioria jovem, na madrugada do último domingo, provocada pelo incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, ficará por muito tempo em nossa memória. O desastre foi notícia no mundo todo com cobertura detalhada, por rádio, TV, jornais. Causas e consequências da tragédia continuam sendo debatidas, estudadas e investigadas.
A dor pessoal de quem perdeu filhos, amigos, conhecidos, companheiros, namorados dificilmente pode ser dimensionada, mas da diversidade de emoções que uma tragédia destas provoca há a certeza de que a linha final, o limite entre a vida e a morte é muito tênue. Pode ocorrer a qualquer momento e deixa lições para todos. Indistintamente. Nossa vida depende dos outros e somos responsáveis pela vida dos outros. Perdemos muitas vezes a consciência desta responsabilidade coletiva que impõe atitudes diárias.
Já a responsabilidade civil e criminal pelo funcionamento da boate em condições irregulares deverá ser apurada criteriosamente com a devida punição para os envolvidos. E, a expectativa é de que esta tragédia também provoque ações mais eficazes por parte das autoridades competentes, o que já está ocorrendo. Temos visto que no país todo, foram deflagradas ações na área de fiscalização em casas noturnas e eventos que envolvem a aglomeração de grandes multidões. Também a legislação deverá sofrer alterações.
Postulante Carmelita
Tive oportunidade de participar na sexta-feira da semana passada da entrada de minha afilhada Kayrine Almeida Araújo como postulante do Carmelo do Menino Jesus em Caxias do Sul, um dos sete existentes no Rio Grande do Sul. Aos 17 anos, a jovem Kayrine, que recentemente concluiu o Ensino Médio está atendendo ao chamado interior para seguir uma vocação das carmelitas que é de uma experiência mais contemplativa voltada para uma vida simples e de oração pela comunidade, porém com alegria. No Carmelo de Caxias ela se integrou a outras 15 integrantes sendo que a mais idosa está com mais de 90 anos. Como postulante, Kayrine terá o período de um ano para aprofundar os conhecimentos fundamentais humanos e cristãos de integração comunitária.
Secretária da Fazenda
Jaqueline Kuhn deverá ser anunciada nos próximos dias como secretária da Fazenda do município de Arroio do Meio. Nédio Lorenzini que é o titular da pasta deverá permanecer na secretaria, mas como adjunto. Com mais de 70 anos, Lorenzini responde pela secretaria desde a Administração de Danilo Bruxel. Por parte da atual Administração, a nomeação pode ser uma forma de renovar o quadro.
Volta de Brasília
O vice-prefeito Áurio Scherer voltou ontem de Brasília, onde esteve com outros gestores municipais. A notícia boa, segundo o vice é para os municípios com menos de 5o mil habitantes no qual, Arroio do Meio se inclui. Estes municípios serão beneficiados com a destinação de retroescavadeiras e patrolas. O anúncio foi feito pela própria presidente da República que anunciou a liberação de R$ 66,8 bilhões para investimentos em diferentes áreas. Destes recursos, R$ 35,5 bilhões serão para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, já selecionados desde 2012. Arroio do Meio tem investimentos nesta área.
Promoção da vida
Recebemos esta semana a visita do padre Alfonso Antoni aqui no jornal. Ele assumiu como vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no último sábado. Padre desde 1993, padre Alfonso disse que um dos seus objetivos na paróquia será trabalhar pela promoção da vida o que envolve parcerias com entidades, poder público, comunidades religiosas. Para ele vivemos numa sociedade pluralista e o eixo de todo o trabalho deve ser a vida comunitária não só como organização, mas também com espírito de solidariedade e generosidade.