NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Importação do leite em pó prejudica produtores

    1 de fevereiro de 2026

    Família Jungkenn investe R$ 4 milhões em aviários Dark House

    31 de janeiro de 2026

    Instituto BRF investe R$ 1,5 milhão na reconstrução da Escola Guararapes

    31 de janeiro de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Campeonato de Bocha Força Livre começa sábado com 20 equipes

      30 de janeiro de 2026
      Recent

      Campeonato de Bocha Força Livre começa sábado com 20 equipes

      30 de janeiro de 2026

      Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

      25 de janeiro de 2026

      Eduardo Brock assina com Novorizontino para temporada 2026

      9 de janeiro de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Líderes políticos analisam anúncio da presidente
    Política

    Líderes políticos analisam anúncio da presidente

    adminBy admin29 de junho de 2013Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Arroio do Meio – As manifestações desencadeadas no Brasil há duas semanas surtiram efeito no governo federal. Por duas ocasiões, em quatro dias, a presidente Dilma Rousseff anunciou medidas para atender parte das demandas exigidas pela sociedade. Foram cinco pactos firmados com os brasileiros. Entre eles, o de construir medidas para melhorar a qualidade do transporte público e as reformas tributária e política.

    Este último é uma resposta aos pedidos de fim à impunidade e à corrupção. Na manifestação realizada em Lajeado, no dia 20, algumas das pessoas empunhavam cartazes nesse sentido. Em cadeia nacional, a presidente afirmou que chamaria uma assembleia constituinte, para revisar a Constituição publicada em 1988.

    Segundo a presidência nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dilma teria voltado atrás. Nesta quarta-feira, o Palácio do Planalto afirmou que fará um plebiscito (consulta popular), onde a população escolherá quais os pontos políticos querem que mude.

    A proposta inicial foi criticada pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB). Citou a falta de esclarecimento na proposta da Constituinte. “Não tem como saber quem participará, como será a escolha, como os estados serão representados…”, elenca.

    Já para Jerônimo Goergen (PP), também deputado federal, é necessário revisar toda a Constituição. “O texto atual é cheio de remendos e, até hoje, não foi regulamentado e o Congresso, do jeito que está, não vai mudar”, sentencia. Para Goergen, deveria ser constituído um “Congresso Revisor” (por meio de voto direto) para alterar o documento elaborado no início da democracia brasileira.

    Anos de análise

    Para alguns juristas, é desnecessário revisar a Constituição. Pode-se fazer as alterações em leis específicas, diz o advogado especialista em política, Fábio Gisch. “Pode ser uma reforma eleitoral ou por meio de lei complementar, o que já é mais difícil. Mas, falar de reforma política é muito amplo.”

    Albuquerque ressalta que há diversas propostas de reforma política tramitando no Congresso. Uma delas está há dois anos em análise na Câmara dos Deputados. Goergen compartilha a informação e vai mais além: falta vontade política da maioria dos legisladores federais para dar continuidade às propostas.

    A opinião dos deputados federais vai ao encontro do pensamento de alguns líderes políticos da microrregião de abrangência d’O Alto Taquari. Para o presidente do PV de Arroio do Meio, Rogério Krunitzky, a reforma política segue engavetada há décadas pelo desejo da maioria política.

    “A sociedade há muito tempo solicita esta reforma visualizando que seria a única maneira institucional de promover justiça frente ao voto do cidadão.” Ressalta que o texto da Constituição é rígido e difícil de ser alterado, além da União depender do Congresso para dar andamento à proposta. “Superando essa questão de formalidade, acredito que a reforma política plena no Brasil é urgente.”

    O presidente da Juventude Progressista, Paulo Régis Rheinheimer Junior, também é favorável a uma reforma política. “Existem casos que não podem acontecer, como, por exemplo, o deputado federal Tiririca, o mais votado do país com 1,35 milhão elegeu mais três deputados.” Entre os favorecidos estava o delegado Protógenes Queiroz, que não obteve o mínimo necessário para se eleger.

    Representando a ala jovem do PT de Marques de Souza, o vereador Lucas Stoll compartilha que esta é principal urgência do país. “Entretanto, precisa ser completa”, ressalva. “Penso que todas as consultas populares são essenciais para o aprimoramento das gestões públicas e, sobretudo, para o desenvolvimento de qualquer nação.” Acredita que um plebiscito é a melhor maneira para expressar essa vontade popular.

    Ideia igual tem o presidente do PMDB Jovem, Eneias Bruxel. Ele acredita que o plebiscito é necessário para que cada cidadão mostre sua opinião.

    Manifestações pelo Vale

    Primeiro, foi Lajeado. Depois, Encantado, Roca Sales, Bom Retiro do Sul, Teutônia, Cruzeiro do Sul e Estrela. Arroio do Meio realiza um ato neste sábado, a partir das 15h, na praça central, apesar de alguns arroio-meenses participarem dos protestos de Lajeado.

    “Os que foram a Lajeado queriam participar desse momento que vive o Brasil, não queriam ficar em casa vendo pela televisão”, defende Rheinheimer. Conforme ele, durante o ato lajeadense, encontraram amigos locais e levantaram a ideia de fazer algo na cidade. “Talvez tivessem medo de não reunir um número expressivo fazendo a gente protestar em Lajeado, mas agora mudou.”

    Krunitzky concorda com Rheinheimer. Acredita que todo arroio-meense compartilha as pautas de reivindicações. “Não ir às ruas não significa contrariedade às manifestações”, observa. Cita exemplos de outras cidades, em que a participação foi de cerca de 500 pessoas. “Muitos foram para Lajeado por concordar com as manifestações, na esperança de serem ouvidos.”

    O marques-souzense Stoll lembra que Lajeado tem mais facilidade de reunir pessoas pelas afinidades e pela localização. “É o centro do Vale do Taquari, cortado pela BR-386.” Reitera que a luta é de todos e quem faz a luta é o povo e, quanto maior esse índice, mais manifestações devem ocorrer.

    Para Bruxel, os arroio-meenses estão mobilizados. Prova é a ida a cidades vizinhas para protestar.

    Anúncios da Dilma

    A presidente aproveitou um encontro com governadores para propor cinco pactos com o Brasil: responsabilidade fiscal e controle da inflação; plebiscito para a formação de uma constituinte sobre reforma política; acelerar os investimentos projetados para a Saúde; desoneração de impostos para melhorar o transporte público; e destinar 100% dos royalties do petróleo para a Educação.

    Krunitzky concorda. Considerou interessante a velocidade com que Dilma respondeu os anseios das manifestações. “Mas, ressalto que as medidas sugeridas devem ser levadas à prática.” Classifica a vinculação dos royalties do petróleo à Educação como uma medida mais de cunho popular do que como uma ação planejada para resolver o déficit no setor. “Esse tema deveria ser tratado com mais responsabilidade e planejamento.”

    Para ele, a melhoria na Educação começa com a valorização dos professores e aumento da qualidade do Ensino. Quanto às demais propostas, cita que o Movimento Passe Livre (MPL) questionou as declarações da presidente quanto ao transporte coletivo, considerando-as evasivas e sem vinculações financeiras.

    Conforme Bruxel, o anúncio mostra que há uma preocupação por parte do governo, mas espera que as propostas sejam cumpridas.

    Rheinheimer Júnior, afirma que todo investimento feito em Saúde, Educação e Mobilidade Urbana é visto com bons olhos, independentemente do partido que apresentou a proposta. “Agora, basta saber se estas obras sairão do papel”, analisa. “Que não ocorra assim como a maioria das obras de mobilidade urbana prometidas para a Copa do Mundo, que não saíram do papel.”

    Já Stoll (PT), declarou que a presidente demonstrou atenção aos pedidos populares e afirmou que as propostas merecem admiração e respeito. “Iniciou com a desoneração do PIS e Confins do transporte urbano e, depois, com metas claras, responsabilidade fiscal e controle da inflação.” Ressalta que nenhum eleito pode se eximir das responsabilidades, nem se esconder da opinião pública.

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Arroio do Meio solicita apoio do Estado para recuperação de rodovias afetadas por enchentes

    23 de agosto de 2025

    Análise dos impactos do tarifaço na economia do Vale do Taquari e no País

    2 de agosto de 2025

    Diego Heineck: buscar novos mercados em outros países e vendas internas dependem de negociações que podem demorar

    2 de agosto de 2025

    João Batista Gasparotto: prefeito em dois municípios chegou aos 90

    27 de julho de 2025
    Não perca

    Importação do leite em pó prejudica produtores

    1 de fevereiro de 2026

    A pressão e o impacto com que o leite em pó vindo de outros países…

    Família Jungkenn investe R$ 4 milhões em aviários Dark House

    31 de janeiro de 2026

    Instituto BRF investe R$ 1,5 milhão na reconstrução da Escola Guararapes

    31 de janeiro de 2026

    Campeonato de Bocha Força Livre começa sábado com 20 equipes

    30 de janeiro de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Importação do leite em pó prejudica produtores

    1 de fevereiro de 2026

    Família Jungkenn investe R$ 4 milhões em aviários Dark House

    31 de janeiro de 2026

    Instituto BRF investe R$ 1,5 milhão na reconstrução da Escola Guararapes

    31 de janeiro de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Importação do leite em pó prejudica produtores

    1 de fevereiro de 2026

    Família Jungkenn investe R$ 4 milhões em aviários Dark House

    31 de janeiro de 2026

    Instituto BRF investe R$ 1,5 milhão na reconstrução da Escola Guararapes

    31 de janeiro de 2026

    Campeonato de Bocha Força Livre começa sábado com 20 equipes

    30 de janeiro de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.