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    Corepe cobra agilidade nas obras da EGR

    adminBy admin22 de novembro de 2014Nenhum comentário4 Mins Read
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    Vale do Taquari – O Conselho Comunitário das Regiões das Rodovias Pedagiadas (Corepe), trecho 7, se reuniu na segunda-feira, na Univates, para discutir o andamento das obras realizadas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

    Entre as prioritárias foram elencadas a instalação de uma sinaleira no trevo de Arroio do Meio, junto à rótula de acesso à cidade, “trevo do Peteba”, entroncamento das rodovias RS 129 e RS 332 acesso a região alta do Vale e a rótula que dá acesso a Santa Clara do Sul e às empresas BRF e Minuano em Lajeado, além da duplicação das rodovias ERS 129, ERS 130 e RST 453.

    De acordo com o presidente da EGR, Luiz Carlos Bertotto, muita coisa foi feita em um ano e que antes disso foi preciso passar pelos desafios de estruturar a empresa e administrar tempo e pessoal insuficientes para fazer as licitações e os contratos. “A comunidade nos cobra, mas temos um certo tempo de maturação do projeto. O processo é lento.”

    Sobre a sinaleira no acesso a Arroio do Meio, a EGR diz que será realizado estudo de adequação de rótula ou implantação de semáforo pela empresa de apoio a projetos.

    Investimentos

    Na ocasião o diretor técnico da empresa, Manoel Freitas, apresentou as obras concluídas, como a pavimentação da rótula aberta no km 76, na Barra do Forqueta, e do acostamento no km 80 em frente ao Distrito Industrial Aimoré. Klaus Werner Schnack, que acompanhava a reunião, esclareceu que apenas a segunda citada está pronta, mas que no km 76 ainda falta pavimentar.

    Bertotto apresentou as contas, destacando o valor em caixa da cada praça (dados referentes a 13/11). Boa Vista do Sul tem R$ 927 mil para gastar, Cruzeiro do Sul R$ 1.288.000 e Encantado R$ 579 mil. Com a recuperação das estradas foi investido R$ 1,8 milhão. “Alguns meses gastamos mais do que arrecadamos, mas é normal porque começamos a fazer este ano e tínhamos valor em caixa.”

    Citou a restauração das ERS 125 e 130, entre Lajedo e Guaporé, com 83,72% do trecho executado, a RST 453, entre Estrela e Garibaldi com 39% e entre Lajeado e Venâncio com 64% pronto.

    Duplicação ainda demora

    A duplicação das rodovias ERS 129, ERS 130 e RST 453, entre Venâncio Aires e Muçum segue aguardando a elaboração do termo de referência para o projeto de duplicação pela gerência de engenharia da EGR. “Priorizamos colocar na rua o que tinha projeto pronto”, acentua Freitas.

    Schnack rebateu que desde janeiro a empresa fala que a duplicação ocorrerá. “Então tem que vir aqui e dizer que não vai ser feito. Não estamos pedindo o projeto, apenas o termo de referência que é o nosso gargalo. Sem isso, não sabemos nem o tamanho do nosso problema.”

    Segundo Bertotto, faltou “pernas” para alcançar tudo. “Não é questão de protelar. Apenas é muito serviço para pouca gente.” Freitas acrescentou que o termo tem que prever todas as situações, como ponte, viaduto, contenções. “Tudo tem que ser analisado para garantir que terá dinheiro para fazer a obra. Nós ainda não tivemos tempo de fazer essa análise.”

    Para o prefeito de Encantado, Paulo Costi, se chegará ao fim de 2015 sem sequer o projeto pronto. “Foi priorizado o trevo de Westfália porque é um município com mais recursos. Chegarei ao fim do mandato sem ver essa obra.”

    Bertotto garante que não é questão de recursos. “A obra leva 7 meses de execução e vai se pagando aos poucos. Falta mesmo é gente”, reforça. O presidente acredita que em março de 2015 será possível iniciar a licitação e concluir o projeto no fim do ano que vem.

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