Geral – Em épocas de chuvas constantes e excesso de umidade, muitas casas recebem uma “visita” indesejada, o mofo. Os fungos que formam o mofo podem atacar paredes, móveis, cortinas, estofados e até roupas dentro de armários.
Para evitar a propagação desse incômodo, algumas medidas podem ser tomadas. A principal delas é a ventilação dos cômodos. Há alguns produtos que também podem ser utilizados na prevenção e no combate do mofo.
Doméstica há 15 anos, Maristela Gerhardt Deves, dá algumas dicas. Para evitar o mofo nos móveis ela usa um produto específico, o lustra móveis. Já para as roupas e tecidos, recomenda a exposição ao sol e nas paredes diz que é bom passar água misturada com detergente e água sanitária. A mesma composição pode ser usada para limpar o limo nas calçadas.
Maristela ressalta que o inverno é a estação do ano mais propícia para o aumento do mofo. “As pessoas têm o hábito de deixar as janelas e portas fechadas por causa das baixas temperaturas”, afirma, dizendo que é preciso fazer o contrário: deixar ventilar.
Para ela, o mofo é uma das piores sujeiras para se limpar e uma das mais fáceis de encontrar. “Deixando a casa fechada por duas ou três semanas, o mofo já está em toda parte”, revela.
Os cantos dos cômodos e atrás dos armários são os lugares que mais aparece o fungo. De acordo com a doméstica, existem diversas maneiras e métodos para evitar a formação do mofo. A melhor é deixar o ambiente sempre seco e o mais arejado possível. “Quando tiver algum vestígio de mofo é preciso fazer a limpeza de forma correta e com produtos adequados”, explica.


