Sobre o momento emblemático que a gauchada está vivendo, opinião de um internauta, que nos leva a muitas reflexões: “Não adianta culpar Sartori, Tarso, Fogaça, Yeda… Todos tiveram culpa, mais e menos, mas TODOS que aqui vivem, votam, se encostam no Estado, que acham que “aqui são outros quinhentos”, tem orgulho das “façanhas dessa terra”, todos tem o seu percentual de culpa. Foram avalistas desse fenômeno que resultou na quebra real do estado. O fundo do poço chegou….Chegou o dia de se perguntar o que está acontecendo? Chegou o dia de parar de se preocupar em dupla Gre-Nal e olhar para a decadência do RS. Chegou o dia de parar de achar que somos politizados e se dar conta que toda a polaridade que se cria aqui é extremante nociva. Chegou o dia de parar de acreditar em separatismo e se dar conta que se fossemos separados do Brasil, seríamos a “Grécia da América Latina”. Chegou a hora de parar de piada com “os Catarina”, que acabam de adiantar o 13º salário dos servidores, enquanto nós parcelamos o salário do mês anterior.
As inscrições para o Festival de Progresso com Humor – 1ª edição, iniciativa inédita no Vale do Taquari, encerraram-se nessa semana. Entre os inscritos estão candidatos do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco. Agora a comissão de triagem e julgamento fará a escolha dos doze humoristas que se apresentarão nos dia 27 e 28 de novembro em Progresso.
Livros na praça em Forquetinha. Iniciou-se a construção da Biblioteca Municipal do município que será edificada na Praça Júlio Redecker. A obra terá dois andares com 178 metros quadrados, onde haverá um espaço para a instalação da biblioteca, a história do município, sala para saúde e banheiros externos. Além disso, o prédio será utilizado para que os pacientes que necessitam de atendimento na área da saúde, tenham à disposição local adequado para aguardar a saída das ambulâncias, além dos sanitários que ficam a disposição da comunidade que irá frequentar a praça. A previsão de conclusão do prédio é de 120 dias.
A Sociedade de Cantores Apollo de Marques de Souza comemora dia 16 de agosto os 129 anos de existência com festividades que se iniciam às 9h com roda de chimarrão, recepção e apresentação e corais convidados na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Após, na Sociedade União Centenária, ocorre almoço e reunião dançante com a banda Novo Mundo. A entidade que recentemente foi declarada como patrimônio cultural imaterial do município.

