NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Governo estadual parcela salários e servidores reduzem carga de trabalho
    Economia

    Governo estadual parcela salários e servidores reduzem carga de trabalho

    adminBy admin7 de agosto de 2015Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    A semana começou tensa no Rio Grande do Sul. O anúncio do parcelamento dos salários do poder Executivo – ativos e inativos – feito na sexta-feira pelo secretário da Fazenda do Estado, Giovani Feltes, trouxe indignação e revolta. No final de semana as categorias atingidas já anunciavam uma paralisação na segunda-feira, o que de fato ocorreu.

    Descontentes com o pagamento do salário em três parcelas – a primeira de R$ 2150, paga na sexta-feira, a segunda de R$ 1 mil projetada para o dia 13 e o restante no dia 25 de agosto – servidores protestaram em todo o Estado. Policiais civis e da Brigada Militar da região realizaram uma manifestação em frente ao quartel da BM, no Centro de Lajeado na segunda-feira à tarde.

    Em Arroio do Meio o trabalho da Brigada Militar continua normal, segundo o comandante, o Capitão Eduardo Senter. Mesmo considerando o parcelamento dos salários um desrespeito por parte do governo, Senter diz que a BM pensa na sociedade, no coletivo e por isso todo o efetivo da Companhia está trabalhando normalmente.

    Já na Polícia Civil, o quadro é diferente. Na segunda-feira os servidores paralisaram as atividades e, no decorrer da semana, são feitos apenas atendimentos de urgência, Maria da Penha e flagrantes. O delegado João Selig classificou o parcelamento como um desestímulo ao trabalho da classe. “Que ânimo vamos ter para ir para a rua, se a preocupação está voltada para o pagamento das contas? A cabeça tem que estar focada no trabalho, mas assim não tem como”, afirma Selig considerando injusto o parcelamento dos salários apenas do poder Executivo. Servidor do Estado desde 1971, diz que é a primeira vez que tem o salário parcelado.

    Os agentes penitenciários que atuam no Presídio Estadual de Arroio do Meio também fizeram uma mobilização na segunda-feira, mas não paralisaram ou reduziram a carga de trabalho no decorrer da semana. A administradora da casa prisional, Andréa Minozzo Pires diz que a categoria procura fazer o trabalho da melhor forma, mas considera injusto o parcelamento do salário. “É complicado. Todos têm compromissos para atender, contas a pagar. Muitas contas são debitadas automaticamente e quem vai pagar os juros altos somos nós”, afirma.

    Guararapes reduz período letivo

    Indignados com a decisão do governo estadual de parcelar os salários de julho, os professores e funcionários da Escola Estadual Guararapes decidiram paralisar as atividades nesta segunda-feira. Os alunos foram liberados, mediante autorização dos responsáveis. Na terça-feira as aulas foram retomadas e seguem com o turno letivo reduzido, com os alunos sendo dispensados no último período. Os alunos só podem sair da escola se apresentarem autorização dos pais ou responsáveis. “Ninguém espera ter o salário parcelado. Num primeiro momento se opta pela não greve e sentimos que a comunidade entendeu e apoia a nossa posição”, afirma a diretora Silvana Saldanha Martins Hanke, ressaltando que o direito dos alunos também foi levado em consideração na hora de decidir que postura os professores e funcionários teriam. Ela acredita que a questão financeira não vai influenciar no desempenho dos professores em sala de aula, já que a equipe é comprometida com o trabalho.

    Ainda não há nada definido em relação à próxima semana. Uma nova posição dos professores pode ser tomada no dia 18, quando o sindicato da categoria fará grande mobilização em Porto Alegre.

    Em nota distribuída à imprensa, a equipe da escola coloca que não está indiferente aos problemas financeiros do Estado, mas não se sente obrigada a arcar com o ônus desta situação.

    “Devido a sucessivas decisões que deixaram o ensino público estadual em situação de penúria, entre elas o não pagamento do piso salarial, o sucateamento do Ipê, a falta de clareza no quadro de promoções de professores e funcionários, culminando com o parcelamento salarial, julgamos justo apoiar esta manifestação de repúdio e insatisfação ao fato de o funcionalismo ser, além de penalizado, considerado responsável pela crise financeira gerada por más administrações repetitivas dos governos. Esclarecemos também que muitos não foram atingidos pelo parcelamento pelo fato de receberem menos que o valor estipulado, mas receosos de futuros cortes promovidos pelo Executivo, consideraram procedente o apoio aos colegas atingidos pela medida arbitrária”, diz a nota.

    Rio Grande do Sul
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Análise dos impactos do tarifaço na economia do Vale do Taquari e no País

    2 de agosto de 2025

    Diego Heineck: buscar novos mercados em outros países e vendas internas dependem de negociações que podem demorar

    2 de agosto de 2025

    Comércio gaúcho inicia o ano em ritmo melhor que o nacional

    31 de março de 2025

    Certel apresentou resultados de 2024 em sete assembleias

    31 de março de 2025
    Não perca

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    O município de Marques de Souza foi destaque regional no Índice de Desenvolvimento Sustentável das…

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.