A unidade de Arroio do Meio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vai substituir mais de três mil hidrômetros até a metade do próximo ano. A troca iniciou em março e atinge todas as ligações cujo medidor possui mais de cinco anos de instalação.
O processo se dá em função dos aparelhos apresentarem desgaste natural das peças internas, o que pode gerar mau funcionamento e, consequentemente, medir de forma imprecisa. Segundo o gerente da unidade local, Jaime Bersch, os hidrômetros com desgaste podem submedir o consumo, ou seja, o real consumo do imóvel começa a não ser medido na íntegra.
De acordo com o gerente, o procedimento é uma prática comum na companhia e não tem custos para os usuários. Do início do processo até agora foram substituídos 1350 hidrômetros e a meta é trocar mais 1850 até o final do primeiro semestre de 2016. Cada medidor custa para a Corsan, em média, R$ 60, totalizando um investimento de cerca de R$ 190 mil. Segundo Jaime, a compra foi feita por meio de licitação e as carcaças antigas geram abatimento no valor dos novos hidrômetros. A cada remessa de hidrômetros novos que a unidade recebe, deve devolver os velhos para o posterior encaminhamento à empresa vencedora da licitação, que acaba reaproveitando o material.
Outra situação vinculada a este processo de substituição é a necessidade de redimensionamento do hidrômetro, já que existem classes de medidores e cada uma tem um perfil mais adequado de acordo com as características técnicas da rede (pressão) e do imóvel (consumo, existência de reservatório, número de ocupantes, etc). Com a avaliação das características do imóvel e da rede, os hidrômetros vão ser substituídos de acordo com a classe necessária.
A Corsan de Arroio do Meio abastece boa parte da área urbana do município. São 4690 ligações, que beneficiam 5692 economias. São em torno de 100 mil metros de rede de água, o que exige um trabalho contínuo na prevenção de perdas de água tratada. Neste sentido, Jaime faz um apelo, pedindo que as pessoas avisem quando houver vazamentos. Da mesma forma, diz que a equipe da Corsan está à disposição para esclarecer qualquer dúvida. O telefone para contato é o 3716 – 1031.


