Arroio do Meio – Com apenas 10 anos, comemorados no último dia 19, Cauã Pedrotti luta bravamente pela vida. O menino que já passou por três cirurgias não se deixa abater, tão pouco demonstra fragilidade. Brinca com os colegas, joga vídeo game e reclama com a mãe por ter que ficar repousando conforme orientação médica. “Ele não aguenta ficar muito tempo na cama. Outro dia disse para eu ficar na cama o dia inteiro como ele fica, para ver como eu ia me sentir”, relata a mãe Francisca Pedrotti, mais conhecida por Tita.
Recentemente quando Cauã fez uma cirurgia em função de uma apendicite, foi constatado um câncer no rim. Desde então, o menino foi submetido a mais duas cirurgias, uma para retirada do rim esquerdo que estava acometido pela doença e outra para retirada de nódulos nos pulmões. “Esta doença encontrada nos rins é maligna. Já o câncer encontrado no pulmão é benigno. Mas se Deus quiser tudo vai dar certo”, conta a mãe.
Na casa vivem, além de Cauã, a mãe e duas irmãs, uma de três anos e outra de 13. A família vive com a pensão do pai que é falecido, que corresponde a um salário mínimo. Porém, o valor utilizado é de R$ 590, já que o restante só poderá ser sacado quando os filhos completarem 18 anos. A quantia é utilizada para pagamentos de água, luz e alimentação. Mas Cauã precisa ainda de medicamentos que são caros e a família não tem condição de pagar. Para piorar a situação Tita foi demitida do emprego por não poder trabalhar regularmente.
Por isso, a família está precisando de ajuda, seja em dinheiro, para compra de medicamentos ou de alimentos, ou até mesmo em material de construção, já que um quarto terá que ser construído nos fundos da residência para Cauã, que necessita de um espaço especial em virtude da doença. “Hoje ele dorme comigo e as irmãs, mas terá que ter um local só para ele, que não pode se expor à bactérias”, revela a mãe.
Tita conta que vizinhos e a comunidade tem se mobilizado, doando alimentos. Ela revela que toda a doação é bem-vinda, já que gastos maiores estão por vir. Para isso, disponibiliza seu telefone para as pessoas que quiserem ajudar de alguma forma. O número para contato é: (51) 9166-4648. A contribuição em dinheiro pode ser feita na Caixa Econômica Federal, conta: 00001598-0, Agência: 1708, poupança: 023. As doações podem ser feitas ainda na própria residência do Cauã, localizada na rua Machado de Assis, número 190, loteamento Glória, bairro Bela Vista.
Surpresa
Na última segunda-feira, dia em que completou 10 anos, Cauã teve uma surpresa. Levando sanduíches para comemorar a passagem, colegas da Escola Estadual Bela Vista surpreenderam o garoto. Cantaram parabéns, brincaram e se divertiram com o menino que não escondia a alegria no rosto.

