Arroio do Meio – A menos de três meses para o fim do prazo de realizar o recadastramento biométrico do título de eleitor, o Cartório Eleitoral alerta que apenas 59% da população efetuou a atualização. O trabalho iniciou no município em agosto e segue até 9 de março de 2016. No entanto, a orientação é que os eleitores agilizem seus cadastros, para evitar filas e transtornos no período final, considerando que pouco mais de 16 mil eleitores farão a revisão neste período.
Para facilitar e agilizar o trabalho, foi elaborado um roteiro de agendamento à comunidade. Antes de ir ao Cartório Eleitoral, os eleitores devem pré-agendar sua revisão biométrica na prefeitura, subprefeituras de Palmas, Forqueta e Arroio Grande, Postos de Saúde e secretarias municipais. Para o recadastramento é necessário apresentar documento de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, certificado militar) e comprovante de endereço emitido nos últimos três meses em nome da pessoa (conta de água, luz, talão do produtor, contracheque).
A biometria é obrigatória e deve ser feita no Cartório Eleitoral, de segundas a quintas-feiras, das 13h às 19h, e das 9h às 15h em sextas-feiras. Este horário vigora a partir de segunda-feira, dia 20, até 29 de fevereiro de 2016, visando facilitar a rotina de arroio-meenses que trabalham e estudam em outras cidades. O Cartório Eleitoral reforça a obrigatoriedade do processo que visa a segurança do voto por meio da impressão digital. O não cumprimento do recadastramento implica na perda do título de leitor e direito de voto, dificuldades para renovação de documentos, passaporte, financiamentos bancários e funcionalismo público.

