Arroio do Meio – A Cooperativa Languiru e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Arroio do Meio assinaram, no dia 11 de março, contrato por meio do qual a cooperativa teutoniense assume, em definitivo, o supermercado do sindicato no município. As negociações começaram ainda em outubro de 2014.
A parceria comercial iniciou em maio de 2015, por meio da qual a Languiru passou a administrar conjuntamente com o STR o supermercado. No dia 1º de março de 2016 iniciaram as operações do Supermercado Languiru com nova fachada e identidade visual da cooperativa.
Com isso, a Languiru assume de forma definitiva a infraestrutura do supermercado e suas instalações prediais. O Sindicato segue com suas instalações, em prédio próprio, no segundo pavimento, onde permanece com o atendimento aos seus associados.
Negociação
“O Sindicato nos procurou num momento em que passava por dificuldades e a Languiru, sensibilizada com o impacto social que isso provocava, inclusive com muitos associados comuns às duas entidades, percebeu uma oportunidade de negócio positiva para todos os envolvidos”, recorda o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, citando ainda a excelente localização e infraestrutura instalada.
“Para mim, particularmente, a consolidação do Supermercado Languiru em Arroio do Meio representa muito. A partir do momento em que assumimos a direção da cooperativa, em 2002, tivemos a oportunidade de restabelecer nossos negócios, construímos um parque industrial novo e moderno, e isso demonstra que temos um futuro promissor pela frente, considerando todos os investimentos realizados”, afirma o presidente Bayer.
O presidente também agradece de forma especial à Administração Municipal de Arroio do Meio, que desde o início apoiou a parceria entre Languiru e Sindicato, sabendo da sua importância econômica e social. “Tivemos uma acolhida fantástica, desde os entes públicos, associados do STR e da Languiru e clientes. Essa receptividade reflete diretamente no faturamento da cooperativa. Neste curto espaço de tempo o volume de negócios da unidade de Arroio do Meio chegou a crescer cerca de 35%”, finaliza.
O vice-presidente, Renato Kreimeier, reforça a importância da diversidade de negócios da cooperativa. “A área de supermercados exerce um papel muito importante para o desempenho econômico, além de contribuir significativamente para a fidelização dos nossos associados e clientes”, afirma.
Quanto à escolha por Arroio do Meio, avalia que “trata-se de um município com expressiva representatividade para os volumes de produção de matéria-prima da Languiru nos setores de aves, suínos e leite. É uma forma eficiente que temos para atender cada vez melhor os integrantes do nosso quadro social e a comunidade como um todo”.
Parceria
O economista e consultor do Sindicato, Valmor Mantelli, reafirma o valor da parceria. “O Sindicato percebia a Languiru como uma grande parceira. No momento em que a nossa instituição passava por dificuldades e sabendo da intenção da cooperativa em ampliar sua área de atuação, propomos a negociação, parceria que agradou associados das duas instituições”, comenta.
O presidente do STR de Arroio do Meio, Carlos Pedro Kirch, afirma que a negociação “possibilita que o Sindicato tenha tranquilidade para seguir fazendo o seu trabalho pelos produtores rurais”. Além do segundo pavimento do prédio, a entidade segue com estrutura em prédio próprio na rua São José, esquina com a rua Gustavo Wienandts, na saída do município.
Kirch ainda ressalta que “o STR conseguiu honrar com todos os seus compromissos com os colaboradores”. Para ele, a parceria será duradoura, principalmente pelo comprometimento mútuo com o desenvolvimento regional e o agronegócio. “Há uma grande identificação entre Sindicato e Languiru”, frisa.
Mantelli, Kirch e o diretor financeiro do STR, que inclusive é associado da Languiru, André Beuren, participaram da assinatura de contrato entre Sindicato e Languiru no dia 11 de março, na Sede Administrativa da cooperativa, em Teutônia.
Aceitação
O coordenador da unidade, Renato Fritzen, também fala da boa aceitação do Supermercado Languiru no município. “O volume de negócios está superando as expectativas iniciais e percebemos um incremento no número de clientes. A comunidade também tem participado com sugestões de melhorias e elogiando o trabalho realizado. Os associados da Languiru e do Sindicato seguidamente nos confidenciam que ‘esta é a casa deles’”, comenta.
Fritzen está otimista com o futuro da unidade. “Nosso objetivo é atender bem e buscar a satisfação de todos. Ainda temos muito trabalho pela frente, com ajustes a serem realizados, como por exemplo a ampliação do mix de produtos. Os colaboradores estão motivados”, conclui.
Entre os benefícios, os associados da Languiru podem efetuar suas compras no Supermercado da Languiru de Arroio do Meio por conta da produção de leite, no mesmo sistema como são feitas as compras nos demais setores da cooperativa. “As bebidas também possuem melhor preço, uma vez que a Languiru compra as mesmas direto de fábrica, o que influi no valor final para venda”, acrescenta o coordenador Fritzen.
O gerente dos Supermercados Languiru, Euclides Andrade, adianta que estão previstas ampliações nos serviços ofertados aos clientes e associados. “O planejamento prevê a instalação de loja Agrocenter Languiru e lancheria junto ao supermercado”, adianta.
Atualmente o estabelecimento conta com 68 colaboradores.


