Arroio do Meio – Em evento realizado na noite da quarta-feira, 27, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bela Vista, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura lançou o e-book “Aprender a aprender: a interface entre o corpo e a cognição nos processos de aprendizagem”. Trata-se do primeiro livro digital produzido por professores que atuam na rede municipal de Arroio do Meio, desenvolvido a partir da Formação Docente de 2014, relacionado com a prática pedagógica de cada profissional. O e-book é composto por 11 artigos científicos e conta com a participação direta de 29 autores/professores locais, com coordenação e orientação de profissionais do Centro Universitário Univates. O material foi distribuído entre professores da rede municipal de ensino.
Na apresentação, a secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes, reforçou a importância da formação continuada de professores para a garantia da qualidade de ensino dos alunos. “A formação sempre é pensada para atender a nossa demanda local. É uma oportunidade de fazer estudos coletivos para qualificar a Educação de Arroio do Meio”, afirma. O vice-prefeito Áurio Scherer parabenizou todos os profissionais envolvidos no projeto. “Graças à ousadia de vocês estamos lançando esse livro. Os grandes beneficiados serão os nossos estudantes”, salientou.
Para abrilhantar a noite, os alunos do programa de turno integral Mais Educação fizeram uma apresentação musical. Na sequência, realizaram a entrega dos e-books para os professores, marcando o lançamento oficial do livro digital. A noite seguiu com a palestra da professora do curso de Psicologia da Univates, Alice Grasiela Cardoso Rezende Chaves, que falou sobre ‘Medição de Conflitos’ e abordou a questão do Bullying no ambiente escolar.
O lançamento do livro digital faz parte da programação da Formação Docente 2016, oferecida para os professores da Educação Infantil e bloco pedagógico (1º, 2º e 3º anos). Além dos encontros de formação, ao longo do ano são realizadas reuniões pedagógicas mensais e encontros periódicos com as equipes diretivas e coordenações pedagógicas para planejar, discutir, executar e acompanhar o processo educacional na rede municipal de ensino, visando ampliar a qualidade dos atendimentos.


