Na sexta-feira, integrantes da comunidade quilombola Vovô Theobaldo, da localidade de São Roque, receberam das mãos da gerente do Banrisul, Diva Guzzo, e do engenheiro agrônomo da Emater/Ascar, André Müller, sementes de olerícolas orgânicas e de flores provenientes do Programa de Sementes do Banrisul.
A doação foi viabilizada mediante apresentação de um projeto da Associação Vovô Theobaldo que teve orientação da Emater/Ascar. As 12 famílias receberam 818 pacotes de semente de 27 variedades diferentes de verduras, totalizando um montante de R$ 1.227,00. A Emater/Ascar irá prestar orientação técnica, bem como acompanhará a evolução do trabalho, enviando relatório à direção da agência bancária.
As sementes ecológicas são produzidas por um assentamento no município de Candiota. “Essas sementes foram produzidas de forma totalmente ecológica sem a presença de aditivos químicos. Por isso, devem ser plantadas conforme o projeto, de forma ecológica”, revela o engenheiro agrônomo da Emater/Ascar André Müller.
Müller destaca que a doação das sementes por parte do Banrisul vem ao encontro da proposta da comunidade, que já vem produzindo orgânicos para o consumo e para comercialização. Revela ainda que a implantação de um poço e o manejo de uma nascente permite a irrigação dos orgânicos na associação.
A gerente destaca que é uma alegria muito grande poder entregar as sementes para a comunidade quilombola proporcionando, desta forma, desenvolvimento em regiões nas quais o Banrisul atua. “Essas sementes devem ser multiplicadas para próximos plantios”, observa.
A presidente da Associação Vovô Theobaldo, Rejane Maria da Silva, agradeceu as sementes, revelando que a produção das verduras servirá para consumo próprio, bem como para a venda. A comunidade já produz alimentos de forma orgânica que são destinados para escolas do município.
Sobre o Programa
O Programa Sementes Banrisul visa orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades onde está inserido. Para isso, são distribuídas sementes agroecológicas de diversas espécies, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos para projetos que valorizam a agricultura sustentável. A iniciativa visa contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar, auxiliando a geração de renda e incentivando o desenvolvimento local sustentável. O Programa Sementes Banrisul beneficia grupos de agricultores familiares ecológicos, orgânicos, escolas rurais, grupos de estudantes em trabalhos de pesquisa em agroecologia, indígenas e quilombolas.


