Um livro, um projeto, uma ação solidária. Os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Forqueta, de Arroio do Meio, inspirados pelo livro Sofia, Ser Solidário é Dez, do escritor Laé de Souza, realizaram uma ação solidária em prol da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Arroio do Meio.
Tudo começou quando a professora Silvane Petrini pensou que era necessário fazer algo a mais a partir da história relatada no livro. Como a obra fala em solidariedade, provocou os alunos para que estes pensassem numa ação solidária junto com suas famílias. Assim surgiu o projeto Pense no Próximo, cujo nome foi decidido em sala de aula. E foi justamente com o propósito de ajudar os outros que os alunos passaram a arrecadar tampinhas de garrafa pet e pedir doações de roupas para um brechó em favor da Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Com o auxílio de toda a comunidade escolar, professores e direção, o brechó foi realizado na semana passada por ocasião da entrega dos pareceres dos estudantes e foi um sucesso. Segundo as professoras das turmas de 3º ano, Silvane e Áurea Biasibetti, a ação foi muito bem aceita pelos alunos, professores e pais. Além disso, salientam que a solidariedade que surgiu com os pequenos beneficiou também a todos aqueles que puderam comprar peças de roupa a um valor simbólico.
Na terça-feira à tarde, voluntárias da Liga estiveram na escola para conhecer o projeto desenvolvido pelos alunos e receber as tampinhas e o valor arrecadado no brechó, R$ 478. Na ocasião destacaram a importância da ação, especialmente por incutir nas crianças o espírito solidário e voluntário. “É uma sementinha que foi plantada”, salientou a presidente da Liga, Stela Cougo.
A diretora Liselote Lange Gabriel destacou a boa receptividade da ação, afirmando que já houve várias manifestações pedindo para que o brechó se repita no próximo ano. Ela observou que o brechó foi a maneira encontrada de auxiliar a Liga com sua maior necessidade, recursos para adquirir suplementos e medicações e assim ajudar pessoas que estão com câncer.
RETORNO – A ação realizada a partir do livro de Laé de Souza vai ser contada ao escritor através de cartas e relatos dos alunos, que já estão sendo preparados junto com as professoras. “Acreditamos que para o escritor vai ser bom saber que os alunos se inspiraram no livro para fazer uma ação solidária e assim ajudar outras pessoas”, destacam Silvane e Áurea.


