NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Restauração do caminho para Gruta de Lourdes

    26 de outubro de 2025

    SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

    26 de outubro de 2025

    Nova ponte sobre o arroio Bravo recebe investimento de R$ 409 mil

    25 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

      26 de outubro de 2025
      Recent

      SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

      26 de outubro de 2025

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Ministro prestigia abertura das comemorações em Marques de Souza
    Geral

    Ministro prestigia abertura das comemorações em Marques de Souza

    adminBy admin8 de dezembro de 2017Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    As comemorações de aniversário do município foram abertas em solenidade realizada na manhã de sexta-feira, dia 1º, na Sociedade União Centenária, em Marques de Souza. Em 28 de dezembro o município completa 22 anos de emancipação.

    As atividades iniciaram com recepção e café da manhã para os prefeitos do G8 e primeiras damas. O cerimonial de abertura teve a participação de autoridades, líderes e representantes de entidades e organizações regionais, como o coordenador do Curso de Medicina da Univates, Luiz Fernando Kehl, estudantes e professores das instituições de ensino locais, além da presença do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

    O vice-prefeito Lucas Stoll disse que a Administração se programou para as festividades com muito carinho e responsabilidade. “É um momento importante de afirmação da nossa cidade e queremos contemplar a nossa população com ações que envolvem o presente e o futuro, mas nunca esquecendo do passado que é a nossa história”, afirmou.

    O presidente da Câmara de Vereadores, Rubens Heineck, relembrou da importância da municipalidade e destacou o potencial da agricultura no desenvolvimento econômico e a qualidade de atendimento do hospital local.

    O presidente do G8 e prefeito de Boqueirão do Leão, Paulo Joel Ferreira, referiu-se à articulação do consórcio intermunicipal dos municípios do G8 em defesa de pleitos conjuntos e busca do desenvolvimento da microrregião. “Unidos estaremos fortalecidos. Uma das ações será dar continuidade à implantação de uma central de triagem de lixo”, revela.

    Em seu discurso, o prefeito Edmilson Dörr (Brida) fez uma prestação de contas das ações do município nos primeiros 11 meses de gestão. Aos resultados atribui redução geral de despesas, com cortes de CCs e FGs, revisão de contratos, muito esforço e dedicação. “Seguimos à risca o que diz o nosso plano de governo que foi determinado através da opinião da comunidade. As prioridades foram elencadas e estamos apresentando os resultados em 11 meses de governo. E melhor, investimos com recursos próprios e o que recebemos no cofre quando assumimos está no cofre. A intenção é devolver uma fatia do bolo maior à agricultura que é a principal atividade econômica no município. Não diminuímos serviços, talvez privilégios. Nosso compromisso é com a integração de todas as localidades e distritos. Queremos resgatar a autoestima dos marques-souzenses, abalada desde a enxurrada de 2010 e fortalecer o espírito comunitário. Queremos fazer o trabalho local bem feito e buscar recursos fora. Nessa semana tivemos a honra de estar com o ministro Nogueira em duas oportunidades em Brasília. Numa delas, ele deixou de almoçar com o presidente Temer para nos atender. Acredito num bom futuro para Marques de Souza e para o Brasil. Há muita gente boa se esforçando para o melhor acontecer”, comemora Brida.

    O ministro Nogueira parabenizou o município pelo aniversário e sua comunidade por ser engajada. Estendeu seu gabinete ministerial e parlamentar (quando atuar pelo Congresso) para intermediar soluções dos interesses da comunidade local. “Os políticos podem ajudar muito. Se somos o 5º maior país do mundo em extensão territorial é que no passado houve muito esforço, inclusive de pessoas que arriscaram a própria vida pelo Brasil, como a linhagem do Conde Manuel Marques de Souza. Somos o primeiro em riquezas, mas ainda temos muita pobreza, mas nossa população é diferenciada em termos de tolerância e respeito da diversidade, o que pode alavancar o desenvolvimento econômico e a justiça social”, pondera.

    Natural de Chapada, Nogueira perdeu o pai cedo. Se mudou com a mãe para Carazinho aos 6 anos de idade e aos 12 prestava serviços de jardinagem para ajudar a pôr comida na mesa. Pastor da Igreja Assembleia de Deus, foi vereador por quatro mandatos, se formou em Administração e Economia, foi eleito deputado federal e hoje atua como Ministro do Trabalho. Um dos principais ensinamentos de trabalhar desde cedo foi nunca depender dos outros e fazer por si. Aos estudantes que acompanhavam a programação, pediu para que avaliassem bem conteúdos e condutas nas redes sociais e vida pública, vislumbrando como as consequências podem interferir em suas vidas em médio e longo prazo. “Tudo que demanda esforço é bom para o amanhã. Por isso é bom ouvir e aprender com pessoas mais experientes que já passaram por dificuldades e superaram desafios”, explica.

    O ministro defende o melhor domínio do conhecimento e tecnologia para o trabalho. Segundo ele, a atualização da Lei Trabalhista, que ajustou legislações em vigor de 1940, foi importante para regulamentação de novos contratos e acordos coletivos.

    “Ainda bem que vivemos num país democrático onde respeitamos o direito de manifestações e interpretações, muitas vezes ideológicas. Há manifestações que entendem como normal uma criança apalpar homem nu, ou tratar jovens que cometem delitos como incapazes. Mas a maior parte da sociedade defende mais oportunidades de trabalho e não há justiça social maior que o emprego”, afirma.

    Para o ministro não houve perda de direitos, e a modernização da legislação vai gerar melhores oportunidades de ocupação com renda, para um número mais amplo de pessoas. “Trouxemos para o Brasil uma legislação condizente com a realidade do século 21, equiparadas com leis trabalhistas da Alemanha e EUA. O acordo coletivo passará a ter força de lei e tratará apenas a respeito de rotinas e questões vantajosas para trabalhadores e não reduzir direitos, como 13º, férias e Fundo de Garantia”.

    Nogueira defende que a segurança jurídica nas relações de trabalho é fundamental. Salienta que o empreendedorismo precisa ter segurança nos contratos, tanto com os investidores e contratantes, como com os trabalhadores, com fidelidade na interpretação, execução e cumprimento dos termos especificados nos objetos de contrato. “Uma nação se desenvolve sob três pilares: segurança nacional, segurança monetária, segurança jurídica. O Brasil que vinha perdendo empregos, já comemorar a retomada do emprego. Desde abril criamos de 30 mil postos de trabalho por mês, com saldo positivo de 304 mil postos de trabalho. Com a regulamentação do trabalho intermitente, do tele-trabalho e contrato por jornada parcial, o Brasil em seus 5,5 mil municípios, tem o potencial de gerar mais de dois milhões de postos empregos nos próximos anos”, destaca.

    Após a abertura oficial ocorreu palestra com a trineta de Manuel Marques de Souza, Carmem Ferreira. Ela falou para dezenas de professores, estudantes e convidados. “Fico muito feliz em poder participar e honrada pela valorização desse momento”, diz.

    Marques de Souza
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Seminário discute enfrentamento à violência contra mulheres e meninas

    24 de outubro de 2025

    Evento marca o Dia da Liderança Comunitária e valoriza o trabalho voluntário

    24 de outubro de 2025

    Arroio do Meio e Estado firmam termo de cooperação para construção de 70 moradias

    24 de outubro de 2025

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025
    Não perca

    Restauração do caminho para Gruta de Lourdes

    26 de outubro de 2025

    A Administração Municipal de Pouso Novo tem em andamento a obra de restauração e construção…

    SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

    26 de outubro de 2025

    Nova ponte sobre o arroio Bravo recebe investimento de R$ 409 mil

    25 de outubro de 2025

    Estado permite alunos passarem de ano mesmo com reprovações

    25 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Restauração do caminho para Gruta de Lourdes

    26 de outubro de 2025

    SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

    26 de outubro de 2025

    Nova ponte sobre o arroio Bravo recebe investimento de R$ 409 mil

    25 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Restauração do caminho para Gruta de Lourdes

    26 de outubro de 2025

    SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

    26 de outubro de 2025

    Nova ponte sobre o arroio Bravo recebe investimento de R$ 409 mil

    25 de outubro de 2025

    Estado permite alunos passarem de ano mesmo com reprovações

    25 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.