O Dia da Mulher será especial em Arroio do Meio. Durante o já tradicional encontro microrregional, que se realiza no CTG Querência do Arroio do Meio (veja na capa do Cotidiano), dois momentos simbólicos vão agregar ainda mais importância ao dia e ao evento. Num ato simbólico, o prefeito Klaus Werner Schnack, vai repassar o cargo para a vice Eluise Hammes. Esta, como prefeita em exercício, vai assinar a portaria que institui a comissão que será responsável por formalizar o Conselho Municipal da Mulher.
O anúncio foi feito na quarta-feira pela manhã em visita ao AT. Eluise esteve acompanhada pela secretária de Educação, Mara Betina Forneck, a responsável pelo Departamento de Cultura, Carla Schroeder, a presidente da Câmara de Vereadores, Adiles Meyer (MDB), a vereadora Maria Helena Matte (MDB) e a assessora de imprensa do município, Maica Viviane Gebing. Segundo Eluise, mulheres de faixas etárias variadas, residentes no interior, bairros e Centro, e de diferentes representatividades, serão convidadas a integrar a comissão. O Conselho deverá ser referência em ações voltadas ao fortalecimento da mulher, com destaque para a política de apoio e enfrentamento à violência contra a mulher.
A lei que cria o Conselho Municipal da Mulher foi aprovada em 2005, mas ele nunca foi constituído, de fato. Entre as funções da comissão está a análise da lei de criação, bem como apontar adequações, se for o caso. Para a vice-prefeita, a formalização do Conselho é um avanço para as mulheres do município. Salienta que a Administração desenvolve inúmeras ações que refletem diretamente no dia a dia das mulheres.
Hoje o município investe 60% do orçamento nas pastas de Saúde e Educação, o que possibilita disponibilizar médicos ginecologista e pediatra nos postos ESF, grupos de convivência no Cras e de saúde preventiva nas ESFs e posto central, educação com turno integral, merenda escolar de qualidade, proveniente 40% da agricultura familiar, ampliação de escolas e de vagas na educação infantil. “Se as famílias estão bem, os filhos na escola e com a certeza de que são bem atendidos, as mulheres trabalham tranquilas e felizes”, enfatiza, observando que a Administração também tem apoiado iniciativas que garantam emprego e a consequente realização profissional de todos. “Nossa preocupação é com o bem-estar das famílias, das comunidades”, pontua a vice-prefeita.
Adiles e Helena, disseram que o Legislativo é parceiro da Administração em projetos que visem o bem-estar da população.
Lembrar das que já foram à luta
Em âmbito geral, a comitiva lembrou que, se nos dias atuais há leis que asseguram direitos às mulheres, é porque houve muita luta no passado. Mulheres corajosas, a exemplo das trabalhadoras rurais, foram para as ruas em busca de igualdade e inspiraram muitas outras a serem mais participativas na sociedade, inclusive, na política.
Esse é um dos motivos pelos quais o município é coparceiro na realização do encontro das mulheres, que ocorre hoje no CTG e reúne mulheres de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro.
Da mesma forma, salientaram que a luta e a mobilização continuam e que as mulheres devem ser encorajadas a buscar oportunidades. “Precisamos nos encorajar e acreditar que somos sujeitos ativos na sociedade”, pontua Eluise.
O grupo também ressaltou que cada vez mais as mulheres vêm exercendo sua liderança nas comunidades, o que é salutar para todos.
Eixo Rui Barbosa/Forqueta
Um avanço para a comunidade do eixo Rui Barbosa/Forqueta, que vai proporcionar novas oportunidades especialmente para as mulheres, é a inauguração da Escola Infantil/Etapa Creche, na quinta-feira, dia 14, a partir das 18h45min. A subpreitura de Forqueta passou por reformas para abrigar a escola, que era uma reivindicação antiga da comunidade. Também houve revitalização da unidade de saúde e de outras instalações do prédio. O atendimento das 13 crianças matriculadas inicia na segunda-feira, dia 18.
Aniversário de 85 anos
Na visita, a equipe, liderada por Carla Schroeder, ainda aproveitou para falar acerca da programação de aniversário de 85 anos do município. Entre os principais eventos, já estão confirmados a Gincana Arroio do Meio, Feira Gastronômica, CulturArte e Feira do Livro, Feira Agrícola e Desfile dos 85 anos.