NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » De Arroio do Meio para a Suécia,em busca de crescimento acadêmico e profissional
    Cotidiano

    De Arroio do Meio para a Suécia,em busca de crescimento acadêmico e profissional

    adminBy admin26 de março de 2019Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Morar em outro país pode ser um grande desafio, mas sempre implica em aprendizado e crescimento. Em 2015, Franciele Dietrich deixou Arroio do Meio, junto do marido Jean Zagonel, com destino a Linköping, na Suécia, buscando ampliar sua qualificação acadêmica e profissional. A cidade tem pouco mais de 100 mil habitantes e fica a duas horas de Estocolmo, capital do país. Em 2018, Fabrícia, irmã de Franciele, juntou-se a eles.

    Franciele mudou-se para a Suécia motivada pela excelência em pesquisa. Junto dela, Fabrícia pretendia avançar os seus estudos na área clínica (pesquisa envolvendo pacientes) e encontrou no país nórdico esta oportunidade. A irmã decidiu se candidatar a uma vaga, passou na seleção e entrevista e foi contratada.

    As diferenças no clima, com o frio rigoroso, e o novo idioma assustaram no início, mas segundo Fabrícia, a estrutura e a organização da Suécia deixou o processo de adaptação mais fácil. “Na Suécia tudo funciona muito bem. Aqui temos muita qualidade de vida, pois o contexto estimula um estilo mais ativo”, exemplifica Fabrícia.

    A segurança no novo país é outro destaque, citado pela pesquisadora, em comparação ao Brasil. “Pode-se caminhar na rua com o celular, o fone de ouvido ou a carteira na mão, fazer todas as coisas a pé ou de bicicleta, sentar num parque, sem se preocupar com a sensação de insegurança. Isto não tem preço”, enfatiza. A praticidade da questão burocrática facilita o dia a dia e muitas coisas funcionam na base da confiança. “A população sueca trata todos de forma respeitosa e igualitária”, diz.

    A parte difícil para quem alça voos para longe, sempre é a saudade de casa, dos familiares, dos amigos. A tecnologia e a internet ajudam a amenizar esse sentimento e o trio volta ao Brasil uma ou duas vezes ao ano. “Sentimos falta das comidas preparadas pela mãe e o churrasco do pai”, completa Franciele.

    Um currículo de orgulho

    O objetivo de Franciele, com a viagem, foi dar continuidade ao doutorado que iniciou no Brasil. Depois de concluir os estudos, permaneceu como pesquisadora de pós-doutorado, vinculada à Universidade de Linköping. Sua linha de pesquisa busca melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de rupturas de tendão, acelerando o processo de cicatrização. O trabalho, inicialmente, foi supervisionado pelo professor e médico Dr. Aspenberg, referência mundial em pesquisa com tendão de Aquiles. Atualmente ela atua com o grupo de pesquisas no setor de Ortopedia do Departamento de Medicina Clínica e Experimental. Tem viajado frequentemente para conferências das sociedades americana e europeia de ortopedia, incluindo eventos em Oxford, na Inglaterra e em Austin e Portland, nos Estados Unidos.

    Jean dedicou-se à conclusão do mestrado na área de Administração, focado em Estratégia e Gestão em Organizações Internacionais, também na Universidade de Linköping. Sua dissertação foi publicada na área de inovação, com foco no caso de colaboração entre a Universidade e a empresa SAAB, fabricante dos caças recém adquiridos pela Força Aérea Brasileira. Ele trabalhou na área de marketing internacional e no departamento de colaboração estratégica da Universidade. Foi responsável pela comercialização, para a América Latina, de uma empresa de tecnologia localizada no Mjärdevi Science Park. Jean atuou como professor assistente em uma escola do município e faz parte do Conselho de Administração do Mjärdevi Science Park.

    Fabrícia é pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Medicina Clínica e Experimental, Divisão de Saúde da Criança e da Mulher, na Universidade de Linköping. Trabalha com os pesquisadores Dr. Johnny Ludvigsson e Dra. Rosaura Casas. O foco do grupo é o diabetes tipo 1, e seu trabalho consiste em experimentos laboratoriais e análises de pacientes voluntários, recentemente diagnosticados com a doença. Eles recebem uma vacina que foi criada e desenvolvida pela companhia sueca Diamyd Medical. A pesquisa avalia a segurança da vacina com o intuito de disponibilizar aos pacientes diabéticos um novo tratamento. No ano passado, os resultados desse trabalho foram apresentados em uma conferência em Londres, Inglaterra.

    As diferenças na educação, clima e cultura

    Na Suécia, a educação é gratuita desde o básico até o superior. Os alunos são incentivados a experimentar e aprofundar os estudos. A comunidade de Linköping oferece cursos de inglês e de sueco para os imigrantes.

    O inverno é bem rigoroso, com poucas horas de claridade – em torno de seis horas de luz do sol no seu auge. Já no verão, o clima é agradável e, ao contrário do inverno, com poucas horas de escuridão – em torno de três horas. “Aqui na nossa cidade tivemos 21 graus negativos, mas no Norte já chegou a 50 negativos. Além disso, aqui é possível ver as famosas auroras boreais. Quanto às pessoas, são mais reservadas, não tão calorosas e hospitaleiras como o povo brasileiro. Mas, uma vez que se constrói uma relação de confiança com os suecos, essa relação é muito sólida”, relata Franciele.

    Uma curiosidade da rotina sueca é a pausa diária nos ambientes de trabalho, chamada de fika, onde todos os trabalhadores se reúnem em uma sala, para tomar café e fazer reunião informal pela manhã e pela tarde. As jornadas diárias são de oito horas e as repartições dispõem de máquina de cafés especiais e frutas frescas, sem custo. “No interior do hospital/universidade, pesquisadores, médicos, enfermeiros andam de patinete e skate para agilizar o deslocamento entre os setores”, lembra. Outra novidade para quem vem de fora é a celebração da chegada do verão, através da tradicional festa do Midsummer.

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Com 77 anos, Décio e Araci Fuchs: uma sintonia que transforma

    18 de outubro de 2025

    Marques de Souza realiza Dia D De Multivacinação neste sábado e foca na atualização da caderneta

    17 de outubro de 2025

    De Arroio do Meio aos céus do Brasil: a trajetória de Djones Loch, comandante de voo

    17 de outubro de 2025
    Não perca

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    As lideranças comunitárias e representantes de entidades de Arroio do Meio serão homenageadas nessa segunda-feira,…

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.