Amanhã, sábado, dia 24, inicia a 42ª Exposição Internacional, no Parque Assis Brasil, em Esteio. A Feira é um dos maiores eventos do gênero, em toda a América Latina, constituindo-se em uma demonstração do que existe de mais avançado em questão de tecnologia, no setor de máquinas e implementos para a produção primária, ocorrendo o mesmo no quesito de insumos para a criação de animais, de diversas espécies e de diferentes portes.
Conforme já abordado em edições anteriores, existe um grande otimismo em relação à participação de agroindústrias familiares na Exposição. O espaço para a acomodação dos estandes de mais de 240 empreendedores é de mais de sete mil metros quadrados, sendo isso uma enorme vitrine para a divulgação de produtos originários e elaborados em pequenas indústrias de todo o Estado.
A julgar pelo desempenho do segmento na edição passada, as agroindústrias esperam obter resultados econômicos ou financeiros expressivos e expandir sua área de ação, aproveitando a oportunidade que as mudanças das leis de sanidade e de inspeção pretendem proporcionar aos que estão estabelecidos, ou em fase de constituição de seus negócios.
Dentro da programação da Expointer estão previstos encontros, seminários e painéis sobre temas específicos, com o envolvimento de técnicos, líderes políticos e classistas no intuito de debater problemas, entraves, buscando soluções ou melhorias para as atividades que cada qual desempenha.
Certamente acontecerão as já habituais e tradicionais visitações dos produtores rurais para prestigiar, para buscar novos subsídios e modelos que possam ser úteis e aplicados de alguma forma. Isso é válido e produtivo, pois além da teoria que cada qual procura obter, é imprescindível a prática, que se consegue no dia a dia, copiando modelos e imitando procedimentos.
E por falar em grandes eventos, podemos destacar a realização da Teutofrangofest, na cidade de Teutônia, no último final de semana. Os que puderam prestigiar a festa tiveram uma impressão positiva e possivelmente retornarão no próximo ano.
Mencionando aquela festa, necessariamente, somos levados a lembrar da nossa memorável Frangofest que, inclusive, integrava o Calendário dos maiores eventos do Estado, patenteada e com a marca registrada. Arroio do Meio tinha essa conquista, que ficou no passado, constituindo-se hoje em uma frustração, considerando os motivos que nos levaram a perdê-la.
Há quem pensa em um futuro próximo, quando a Cosuel-Dália estará operando o abatedouro de aves, em Palmas. Quem sabe, a partir de então, poderemos voltar a sonhar com a recriação de um evento relacionado a esse setor de atividade econômica de muita expressão na região, mas em especial neste município.
INDÚSTRIAS HABILITADAS PARA EXPORTAR
É ilusório e enganoso pensar-se que o status obtido a partir do credenciamento para o mercado externo, proporcione grandes vantagens para os setores, como é o caso do leite. As regras impostas, tabelamento de preços, em dólares, muitas vezes torna o mercado interno mais atraente, apesar das limitações e restrições.

