NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Verão é época de prudência na água
    Meio Ambiente

    Verão é época de prudência na água

    adminBy admin7 de fevereiro de 2020Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    A revitalização da orla e do Balneário Municipal de Arroio do Meio e os recentes afogamentos na Cascalheira em Lajeado, nas imediações da Ponte de Ferro, no encontro do Forqueta com o rio Taquari, geram discussões em torno das condições de banho do rio e afluentes. Isto porque no auge do balneário, entre as décadas de 1980 e 1990, também ocorreram alguns óbitos.

    No Balneário Municipal serão instaladas placas com orientações sobre o risco de buracos, mesmo com o nível do rio baixo, da inexistência de salva-vidas, e da responsabilidade de que cada banhista tem sobre seus atos.

    De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Paulo Roberto Heck, antes de se banhar em qualquer recurso hídrico do município o banhista precisa ter em mente que além de perigosos, determinados locais podem estar poluídos.

    As placas de orientação só serão instaladas no Balneário Municipal pelo elevado número de pessoas que frequentam o local, incluindo os próprios moradores e turistas. Na cascalheira da localidade de Passo do Corvo, a instalação não é vista como necessária, pois é considerado um local mais restrito onde os frequentadores geralmente são os mesmos e já adotam medidas de segurança. Para garantir a segurança, na retirada de cascalhos, feita pela secretaria de Obras, evita-se a abertura de buracos.

    Já na praia do Arsênio, situada na mesma localidade, cujo acesso está situado em área particular, está em estudo o fechamento da via para público. “Só realizamos a manutenção quando os proprietários da área pedem”. No travessão São Caetano, nas imediações do Salto, o Poder Público fará cumprir antiga decisão judicial que todos os cidadãos devem respeitar.

    A banalização das cascatas

    Pela inviabilidade econômica, a maioria dos campings não contrata salva-vidas e faz delimitações para a área de banho. A colocação de placas de advertência é comum, como cada vez é maior o número de veranistas que buscam locais diferentes ou mais exclusivos, para se banhar, pescar e até acampar.

    Entretanto, uma série de ressalvas devem ser feitas pelos banhistas para evitarem que o momento de lazer se transforme numa tragédia. O empreendedor de turismo, Alício de Assunção, orienta aos turistas que filtrem o máximo de informações positivas sobre os locais a serem visitados e, se possível, falar com os proprietários a respeito da profundidade, acesso e possibilidade de prática de esportes radicais.

    Segundo Assunção, o Vale do Taquari tem mais de 100 cascatas, porém, algumas são só parar tirar foto. A prática do banho e esportes radicais são perigosas. Outras têm animais peçonhentos, não possuem trilhas seguras e estão distantes de acessos e da urbanização, como a cascata do Canudo, em Pilão Alto, Coqueiro Baixo, onde há relatos de pessoas que se depararam com cobras corais. “Não é errado curtir, mas é preciso cuidar da vida”, avalia.

    Assunção observa também que as pessoas precisam ter em mente que estão invadindo a habitat de outros animais e devem evitar poluir os locais durante piqueniques. Nos locais onde há cobrança de ingresso geralmente existe contrapartida, como estrutura com banheiros, lixeiras, energia elétrica, segurança, venda de lanches e outros serviços.

    Por fim, salienta que antes de divulgar um ponto turístico é preciso estar preparado para receber visitantes, e dá um puxão de orelha em alguns gestores públicos que banalizam a divulgação de belas imagens em seus portais, mas não oferecem estradas de qualidade e estrutura de segurança. “É uma irresponsabilidade com os visitantes e uma propaganda negativa para o turismo nesses locais”, define.

    Bombeiros exigiram a colocação de placas na orla revitalizado do bairro Navegantes em Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Jogue Limpo Arroio do Meio: comunidade dá o destino correto a diversos tipos de materiais

    19 de março de 2025

    Viva Taquari Antas Vivo: Rotary de Arroio do Meio distribuirá mudas de plantas nativas

    15 de março de 2025

    Desassoreamento avança na Assembleia Legislativa

    5 de novembro de 2024

    Travesseiro Combate Mosquito Borrachudo

    1 de março de 2024
    Não perca

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    As lideranças comunitárias e representantes de entidades de Arroio do Meio serão homenageadas nessa segunda-feira,…

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.