Com o objetivo de capacitar e promover oportunidades para o grupo de haitianos radicado em Arroio do Meio, a Administração Municipal, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), promove o Curso básico de Mecânica Metalúrgica. A qualificação gratuita iniciou na primeira semana de fevereiro e terá duração de seis meses, com encontros semanais na secretaria de Educação e Cultura.
De acordo com a psicóloga do Cras, Bruna Santos, 34 haitianos de diferentes idades participam da qualificação, divididos em três turmas. As aulas são ministradas pelo engenheiro mecânico Pedro Henrique Soares da Silva.
A exemplo do curso realizado em 2019 para jovens, com a mesma temática, a ementa inclui noções de Escrita Técnica, Matemática Básica, Ambiente de Trabalho, Segurança no Trabalho, Postura e Ambiente Profissional. “Muito além de conteúdo, a capacitação é uma forma de acolher e promover oportunidades a esse grupo, e tem o intuito de potencializar o empenho e responsabilidade dos mesmos”, explica. Bruna também cogita a realização de oficinas de costura e artesanato para as mulheres haitianas residentes no município.
Em visita à segunda aula noturna, o prefeito Klaus Werner Schnack salientou a coragem dos haitianos em recomeçar a vida em outro país, após tragédia que devastou o Haiti há uma década. “A gente fica feliz em oportunizar novos horizontes, e que essa qualificação possa auxiliá-los a conquistar o que realmente desejam”, afirmou Schnack. Entre os alunos, agradecimentos e reconhecimento pela oportunidade. “Nessa cidade a gente pode crescer”, afirma o aluno Elysee.
Mais de 600 pessoas participaram de qualificações gratuitas oferecidas em 2019: Os cursos são iniciativas da Administração Municipal, incluindo parcerias com Senar, Sebrae, Senat e Uergs. Destaque para o programa Potencialização que prepara jovens para a inserção no mercado de trabalho por meio do Jovem Aprendiz; Atendimento ao Cliente, Primeiros Socorros e Direção Defensiva para artesãs, taxistas e auxiliares; Curso de Boas Práticas de Manipulação e Fabricação de Alimentos para empreendedores do ramo; Cuidador de Idosos; Artesanato; Oficinas de Geração de Renda do Cras e Cerâmica no Museu; Cursos diversos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Oficinas de música e instrumentos para crianças no Museu.