Luiza Dietrich Loch
Acadêmica de Odontologia/Univates
O mundo está passando por um período muito sensível e manter o ritmo de estudos durante o isolamento social, por conta da covid-19, é muito difícil, pelos mais diversos motivos. A nossa queda de produtividade. A adaptação com as atividades virtualizadas é um desafio. Existe também um estresse, não só com o excesso de informações, mas também com a incerteza que temos do que pode acontecer, de como os nossos planos poderão ser afetados, etc. Então, como podemos passar por tudo isto e ainda manter um ritmo de estudos?
Uma das questões que pode facilitar a manutenção do ritmo de estudos durante o isolamento social é manter nossos objetivos mais claros possíveis. Devemos saber que o que estamos passando, por mais que seja difícil, é temporário e por isto, precisamos ver além do presente. Sabermos com clareza o que devemos fazer e o motivo pelo qual estamos fazendo é muito importante. Se tenho uma atividade acadêmica com prazos determinados é meu compromisso e meu objetivo maior, manter meu processo de formação da melhor forma possível. Ter um objetivo claro em mente, com certeza do que estou fazendo é a principal razão para poder me manter motivada ou mesmo, se eu não estiver motivada, eu continuar fazendo o que eu tenho que fazer. Então, que tenhamos sempre o nosso objetivo claro em mente, pois às vezes esquecemos os motivos pelos quais estamos lutando. É sempre bom relembrar e ter em mente o futuro, no curto, médio e longo prazo e que isso vai passar, o importante é mantermos o foco e saber o que nós queremos daqui para frente. Quando tudo isso já tiver passado, poderemos olhar para trás e pensar que mesmo no meio de tanta negatividade, de tantas coisas ruins acontecendo, nós fizemos o nosso melhor.
Apesar de estarmos em casa, é importante mantermos uma rotina de estudos. Planejar estudar um determinado número de horas por dia e saber os conteúdos que precisamos revisar durante esse tempo. É fundamental também limitar o tempo no celular, a fim de evitar a procrastinação. Temos tantas incertezas sobre o que vai acontecer amanhã e ao criar uma rotina isso pode nos trazer mais segurança. Tenha uma rotina mesmo estando dentro de casa com horários determinados, isso é significativo para manter a rotina de estudos.
Embora seja relevante manter uma rotina de estudos, é importante termos um tempo para o lazer e autocuidado; não se cobre muito, faças suas metas a curto prazo, mas que sejam realistas. Cobre de você mesmo o que você acha que é possível de fazer, claro que sempre podemos fazer mais e melhor de alguma maneira ou outra, mas também não faça algo tão irrealista, então tenha um ritmo que seja adequado para a sua rotina. Fazendo algo realista, com metas claras a curto prazo, cobrando-se de maneira adequada, você evitará o estresse da sobrecarga, ao mesmo tempo que não relaxará ao ponto de não fazer nada.
A rapidez com que esquecemos informações e fatos é assombrosa,então, que nesse período de inúmeras dificuldades sejamos mais autodidatas, pois o aprender é um processo ativo, que é facilitado quando estamos em ação. Que não sejamos seres que apenas absorvem informações, mas sim, críticos quanto a elas. Que sejamos capazes de formar novos hábitos, testando novas maneiras de viver, e isso requer tempo e persistência, além de esforço diário, assim, podemos utilizar este período para refletir sobre nossas atitudes e planos.