Os motoristas de cargas que trafegam pelas estradas do RS seguem sendo assistidos pelo Plano de Apoio ao Caminhoneiro, promovido pelo grupo CCR e empresas parceiras. Por meio da iniciativa, já foram feitos 15,3 mil atendimentos nas rodovias sob gestão da concessionária.
Esses procedimentos incluem a oferta diária de vales-refeições com almoço e jantar na Freeway, kits de alimentação e higiene, avaliação médica, desinfecção de cabines e verificação de lâmpadas de caminhões. Já foram distribuídos mais de 9 mil kits e 4 mil refeições no total. Além disso, a Cia da Consulta também disponibiliza 50 mil teleconsultas, via chamada de vídeo ou telefônica, de forma gratuita aos caminhoneiros de todo o país, dos quais os profissionais que trafegam nos trechos concessionados pela ViaSul também podem se beneficiar, por meio do telefone 4000-1001 ou pelo endereço www.ciadaconsulta.com.br/ccr.
Todos estes serviços serão mantidos durante junho, e podem ser conferidos em mais detalhes na página de Serviços ao Caminhoneiro, disponível em www.ccrviasul.com.br/servicos-ao-caminhoneiro.
CRONOGRAMA DE OBRAS NA BR-386 – A concessionária responsável pela duplicação da BR-386 realiza permanentemente, os trabalhos de conservação e manutenção de todo o trecho concedido (reparos emergenciais localizados no pavimento, sinalização vertical e horizontal, serviços de roçada, limpeza das vias, dispositivos de drenagens, entre outros). Além disso, disponibiliza aos usuários, 24 horas por dia, serviços de atendimento para emergências médicas e mecânicas.
Atualmente, a concessionária conta sete pontos de atendimento na BR 386, sendo: no km 190, em Victor Graeff, km 246, em Soledade, km 268, Fontoura Xavier, km 300, em Pouso Novo, km 347, Lajeado, km 373, Paverama e no km 432, em Nova Santa Rita. Esses pontos serão substituídos por novas bases de atendimento que estão sendo construídas nos kms 208, 262, 302 (imediações do acesso a Pouso Novo), 328 (Picada Flor – Marques de Souza), 372, 396 e 431. Nesses locais ficarão dispostos os veículos operacionais (viaturas, guinchos leves e pesados, ambulâncias, entre outros) fundamentais no atendimento das rodovias.
Lembrando que no 3° ano da concessão (2021), a concessionária inicia a duplicação da BR-386 pelo trecho de 20,3 quilômetros entre Marques de Souza e Lajeado – do Km 324 ao 344. E entre o 8º e 10º anos de concessão os 54,9 kms entre Fontoura Xavier, km269,2 e Marques de Souza, km 324,1(Linha Bastos) . Com a nova recontagem da quilometragem a marcação em alguns pontos sofreu alterações.
O trecho entre Pouso Novo e Lajeado receberá, ainda, outros investimentos e melhorias:
Vias marginais: do km 337 (Forquetinha) ao 344 (Montanha, Olarias/Santo André) e melhorias em acessos dos Km 325, 327 (imediações do trevo de Marques de Souza), 336 (Linha Perau) e 346 (Trevo da ERS-130),nos km 300 e 301 (acesso a Pouso Novo), 307 e 308 (Barra do Fao), 314 (entrada de Progresso) e 323 e 324 (Linha Bastos).
Interconexões: Km 340 (Conventos/Centenário); Km 344 ao 345 (Montanha/Olarias); Km 300 (acesso Pouso Novo); km 304 (Santinha/acesso a Forqueta Alta) e Km 315 (Tamanduá).
Retornos: Km 329 (Picada Flor) e 335 (Linha Perau); Km 310 e 312 (Bela Vista do Fão) e 322 (Restaurante no Ponto/Tenda Lucas-Linha Bastos), Km 291 (Barra Seca/Picada Taquari).
Implantação de seis passarelas : Entre Marques de Souza e Lajeado – entre ano 3 e 5 da concessão.
Passagem inferior: Lajeado – kms 339 (Conventos/Imigrante), 343 (Bom Pastor/Centenário/Igrejinha) e 344 (Montanha/Olarias).
RETORNO E ACESSO EM PICADA FLOR: Para atender normativa do Dnit (IPR 728), uma exigência do contrato de concessão assinado com a União, a CCR ViaSul precisou readequar alguns acessos em regiões da BR 386. Uma das entradas afetadas será o acesso a SER Picada Flor. O IPR 728 é o manual de acessos de propriedades marginais à rodovias federais que disciplina entradas e saídas dessas rodovias. Existe para garantir a segurança nas entradas e saídas de rodovias federais e leva em consideração itens como faixas de aceleração e desaceleração que podem variar de acordo com o tipo de acesso, geometria da pista, condições de visibilidade, velocidade regulamentada da via, entre outros. A concessionária ressalta, no entanto, que nos locais com readequação, os moradores contam com rotas e/ou acessos alternativos, como o caso mencionado do km 328.


