Agricultores afetados pela estiagem e pela pandemia podem renegociar operações de crédito rural. Em Arroio do Meio, a agência do Banco do Brasil operacionaliza as renegociações desde maio, segundo o gerente Edson de Castro, por meio das resoluções 4801 e 4082, do Banco Central (Bacen). Pela resolução 4801, produtores afetados pela pandemia podem prorrogar o vencimento das dívidas de investimento por um ano e esticar o vencimento do custeio para agosto.
Já a resolução 4802, beneficia os agricultores afetados pela estiagem e lidera as operações de renegociação da agência de Arroio do Meio. Assim, as dívidas de custeio podem ser refinanciadas em até cinco anos e as de investimento têm a parcela que vence neste ano lançada para o ano subsequente ao final do financiamento.
Edson explica que as resoluções são abrangentes e abrem um leque de possibilidades, que variam conforme a situação de cada contratante. No caso da prorrogação da dívida de investimento, o produtor pode ter de pagar parte do capital, de acordo com o percentual das perdas registradas, e terá, obrigatoriamente, de pagar o valor referente aos juros e acessórios da parcela que venceu ou está para vencer. Nos municípios que tiveram os decretos de situação de emergência homologados, como é o caso de Arroio do Meio, não há a necessidade de laudo da Emater/RS-Ascar comprovando os prejuízos. Basta ir no banco e fazer o pedido de prorrogação.
O gerente destaca que não há necessidade de correr ao banco, visto que o prazo para as prorrogações no Banco do Brasil vai até 31 de dezembro. O ideal é que o produtor procure a agência no mês em que a parcela vence. Em breve a renegociação será automatizado e o cliente poderá fazer a prorrogação pelo celular, sem a necessidade de ir até a agência. Edson observa que as condições especiais das resoluções 4801 e 4802 valem apenas para operações com parcelas vencidas a partir de janeiro de 2020. No entanto, diz que o banco oferece outras possibilidades de refinanciamento, com o objetivo de facilitar o dia a dia dos clientes. Da mesma forma, a agência dispõe de recursos para novos financiamentos pelo Pronaf.
Sicredi
‘Já o gerente do Sicredi, Jair de Almeida, diz que há muitos produtores pedindo informações, mas nem todos aderem às prorrogações. Ele lembra que os interessados em prorrogar os vencimentos do investimento devem manifestar interesse na agência até o dia 9 de junho no caso de o vencimento ser ainda no primeiro semestre, e até 18 de junho para vencimentos no segundo semestre. No caso do custeio, o interessado deve aderir até o dia 30 deste mês.