Os distritos de Arroio Grande e Forqueta em Arroio do Meio já contam com rede de fibra óptica disponibilizada pela BrasRede. A tecnologia, preços e pacotes/combos – internet de alta velocidade, TV a Cabo e telefone fixo digital – são os mesmos oferecidos e praticados na área central da cidade.
Neste ano, os investimentos da companhia no município ultrapassaram R$1 milhão, sendo que mais de R$300 mil foram destinados para projetos de fibra óptica no interior, e outros R$100 mil em um gerador de energia, que garante a autonomia de todos os equipamentos e serviços da empresa, caso ocorra um blackout.
De acordo com a gerente financeira, Raquel Camera Schwambach, e o gerente comercial, Marco Antônio Barth, as empresas e famílias do interior podem contar com serviços em telecomunicações equivalentes ou até superiores aos de grandes centros do país.
Em Arroio Grande, a rede está instalada na estrada geral e chega até as imediações da subprefeitura. Já em Forqueta, chega próximo ao acesso do Camping do Irineu. Em breve os serviços serão estendidos aos moradores das estradas secundárias e aos de outras localidades como Passo do Corvo, Palmas e em São Caetano nas imediações da curva da ventania.
Entre as vantagens da fibra óptica, estão a eficiência tecnológica – transmissão de dados sem condução elétrica, o que não gera interferência ou oscilações no sinal – segurança operacional e menor manutenção em decorrência de intempéries climáticas ou panes elétricas. Outro destaque é o suporte 0800 6443850, disponível 24 horas por telefone, que visa atender as necessidades dos clientes em uma época que a comunicação se faz cada vez mais essencial.
A BrasRede já é a 7ª maior empresa no ranking municipal de prestadoras de serviços e é a principal operadora de telecomunicações do Vale do Taquari, com destaque em Lajeado, Estrela, Santa Clara do Sul e Teutônia. “Para nós é um orgulho sermos de Arroio do Meio, termos começado nossa trajetória aqui e poder retribuir para a comunidade”, destacam.
PREPARADA PARA O FUTURO E O AGORA – Os investimentos contínuos em tecnologia e contratos de banda, fizeram com que a BrasRede estivesse preparada para o aumento da demanda provocado pelo isolamento social em decorrência da pandemia de covid-19. Neste período o consumo de banda aumentou 40% em âmbito mundial. “Se a pandemia fosse há dez anos atrás, o impacto econômico e social seria ainda maior, pois as telecomunicações eram precárias. As pessoas puderam continuar trabalhando, estudando e com acesso ao entretenimento”, dimensionam.
SAÚDE DOS COLABORADORES E CLIENTES – A BrasRede adotou cuidados redobrados com o quadro de colaboradores e prestadores de serviços. A equipe externa, que conta com 40 profissionais, envolvendo técnicos, vendedores externos e os responsáveis pelas instalações nas residências trocam os Equipamentos, de Proteção Individual, propé, luvas, tocas, higienizam notebook e veículo a cada cliente visitado. Também foram adotadas regras específicas dentro dos pavilhões onde são armazenados os materiais, e as equipes foram divididas em duplas, para isolamento e melhor rastreabilidade em caso de contaminação. Até o momento, dois colaboradores apresentaram sintomas, fizeram testes que negativaram. “É uma forma de zelar pelos nossos clientes”, explicam.
Já os profissionais das vendas, suporte técnico e departamento comercial, estão atuando em home office. “Pretendemos não voltar com o trabalho presencial integral com 100% dos colaboradores. Há tecnologia, formas de gerenciar e acompanhar indicadores de produção à distância. A medida que retornarmos, vamos mesclar profissionais de diferentes áreas em cada repartição, para não corrermos o risco de ficarmos desassistidos em determinado departamento”, assinalam.
ECONOMIA E QUALIDADE – A família de Márcia, 47 anos, e Vianei Lansing, 52 anos, de Picada Café, fez questão de puxar uma rede particular até a propriedade, que fica a 1,2 km da estrada geral. A equipe da subprefeitura ajudou na colocação de aproximadamente 10 postes, além das ferragens instaladas pela operadora. O investimento foi de R$2,2 mil.
Foram contratados serviços de internet e telefonia. Como a família é associada à Dália Alimentos e produz leite e suínos em terminação, o contato com veterinários e inseminadores é frequente. Além disso, a internet auxilia nas atividades escolares e de graduação dos filhos, Matheus, 12 anos, e Kátia Thaís, 19 anos, e trouxe melhorias na comunicação em geral com familiares e amigos.
Antes da instalação, o telefone funcionava precariamente com antena. Vianei tinha que sair toda vez que precisava resolver assuntos diversos, que agora podem ser resolvidos de casa. A filha Kátia precisava baixar os conteúdos da graduação num outro local, pelo menos duas vezes por semana, para se manter atualizada com o conteúdo. Também havia queixa das pessoas que queriam entrar em contato com a família. Além da economia com a redução de deslocamento, a família tem mais tranquilidade.
