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    Educação

    Um novo ano letivo e os mesmos desafios

    adminBy admin26 de março de 2021Nenhum comentário5 Mins Read
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    Neste mês de março completamos um ano de escolas fechadas. A congregação no espaço físico e os encontros não são possíveis. Movimentos pedagógicos, entretanto, são viáveis a partir de uma legião de professores qualificados e mobilizados por Equipes Diretivas sensíveis às demandas específicas das comunidades que envolvem cada uma das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal.

    Há um ano os educadores vêm se desafiando a criar propostas que possam dar conta, dentro das limitações deste tempo, de proporcionar ocasiões de aprendizagem. O último ano terminou com o advento da vacina e com otimismo. Quando as atividades letivas estavam na iminência de iniciar, a pandemia recrudesceu e rearranjos se fizeram necessários.

    Em observância aos decretos governamentais, uma vez mais foi preciso ajustar o foco e decidirmos como, efetivamente, iniciar o ano letivo de 2021. Seguem, cronologicamente, algumas pactuações e reajustes decorrentes da conjuntura que nos envolve:

    • Nos primeiros dias de fevereiro, as Equipes Diretivas se dedicaram à organização do ano letivo que dar-se-ia presencialmente e de forma escalonada. Os estudantes de cada turma seriam divididos em dois grupos, comparecendo às escolas em semanas alternadas. Na semana que não estivessem na escola, os estudantes cumpririam atividades impressas, disponibilizadas no último dia de aula da semana anterior;

    • Na segunda semana de fevereiro os professores iniciaram a organização das atividades letivas em cada uma das escolas, tendo no horizonte a perspectiva da presencialidade. Essa sistemática foi viabilizada através da criação de grupos de planejamento coletivo, nos quais os professores foram inseridos, conforme a área de formação e atuação;

    • Conforme recomendação do Parecer 06/2020, do Conselho Municipal de Educação, haveria uma repactuação no presente ano, consistindo em retomar conteúdos de 2020. Observando o processo de aprendizagem de cada turma, poder-se-ia, ainda, desenvolver alguns conteúdos que tivessem sido deixados de trabalhar. A Secretaria de Educação entendeu que, com base nas experiências pedagógicas do último ano, isso poderia ser realizado no primeiro trimestre letivo. Desta forma, o segundo e o terceiro trimestre dariam conta dos conteúdos referentes ao ano em que o aluno está matriculado em 2021;

    • Às vésperas do início do ano letivo, agendado para o dia 22 de fevereiro, a situação no estado, com relação à pandemia, se agravou severamente. Os decretos estaduais passaram a reger as nossas condutas, o que levou a uma imediata mudança de estratégias;

    • Diante da emergência de novas rotas, optou-se, num primeiro momento, pela entrega de atividades impressas, a fim de garantir o início do ano letivo no período estimado. Uma das motivações por essa metodologia diz respeito à ênfase, à habilidade da escrita, além da leitura e da interpretação. Em determinadas faixas etárias, atividades dessa natureza, auxiliam no desenvolvimento de habilidades mentais e motoras;

    • A partir de então, iniciaram as reuniões/encontros/consultas, concomitantemente e de forma virtual. Inicialmente, a própria equipe da Secretaria de Educação em seu expediente interno. Em seguida, articulações junto às Equipes Diretivas das escolas, professores coordenadores dos grupos de planejamento coletivo e professores de Informática. Essas mobilizações tiveram por intuito perceber as atuais demandas das escolas municipais;

    • De posse desses dados, informações e sugestões, percebeu-se que manter a entrega de atividades impressas seria a proposta com maior aceitabilidade e abrangência. E, além disso, recomendou-se que as mesmas deveriam ser registradas nos respectivos cadernos dos alunos, para garantir a organização, a conservação e a sequência. Assim que os protocolos permitirem, retornaremos ao presencial, quando será possível a retomada;

    • Outra ferramenta adotada, ainda nos primeiros dias do mês de março, foi a realização de videoconferências entre escolas/professores, escolas/famílias e professores/alunos. O primeiro encontro virtual com as famílias foi destinado à apresentação dos professores. Ainda nessa ocasião, foram repassadas orientações sobre a organização das atividades nos cadernos. Os demais encontros, que seguem ocorrendo, enquanto a situação não nos permite o retorno presencial, são destinados a explicações, retomadas de assuntos, esclarecimento de dúvidas, além de manter o vínculo entre professores e alunos;

    • Foram disponibilizadas aos alunos, salas virtuais, as quais podem ser por eles acessadas, com e-mails institucionais criados em seus nomes. Nestas salas, os professores estão postando vídeos explicativos, materiais complementares, jogos pedagógicos, gravações dos encontros virtuais, links, entre tantas outras alternativas de agregar conhecimentos.

    Ainda assim, vindo a perdurar esse cenário, continuaremos contatando as escolas, ouvindo as demandas, revendo posicionamentos, sempre no intuito de realizar o que é possível e melhor para todos. A EDUCAÇÃO, como tantos outros segmentos da sociedade, sofreu defasagens em função da pandemia. Lacunas deixadas em 2020 estão sendo retomadas e reparadas em todos os níveis de ensino; continuam e continuarão fazendo parte dos desafios da educação em 2021.

    O cenário é de incertezas e requer vigilância e sensibilidade em nossas relações interpessoais e profissionais. A partir desses imperativos, o corpo docente, as Equipes Diretivas e demais integrantes da comunidade escolar, não medem esforços para mitigar os prejuízos inevitáveis que estes tempos de exceção nos impõem. Os próximos passos dependerão sempre dos cenários compostos semanalmente. Diante das necessidades que vierem a surgir, buscaremos novas alternativas para avançar. Não faremos isso de forma isolada. O apoio da comunidade escolar é fundamental nesse processo.

    Equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura

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