A ligação entre Capitão e Encantado alterou e muito a rotina de motoristas e moradores das duas cidades. O caminho, agora asfaltado, entre Linha Argola e São Domingos antes utilizado apenas por caminhões, passou a atrair visitantes e turistas frequentadores da Lagoa da Garibaldi ou da futura construção do Cristo de Encantado, além de encurtar distâncias para quem busca atendimento hospitalar, médico ou bancário nas duas cidades.
O acesso asfáltico foi inaugurado em 15 de março de 2020, executada mediante convênio entre o Estado e os dois municípios. As obras iniciaram em junho de 2018 ,após assinatura de contrato, tirando Capitão da lista de cidades sem acesso asfaltado. No trecho de seis quilômetros, conforme o Daer, foram investidos R$ 6 milhões, destes R$ 4,6 milhões aplicados pelo Governo do Estado.
Além do acesso entre as duas cidades facilitar o escoamento da produção de suínos e leite, muito concentrada nas regiões de Linha Zanotelli, São Domingos e Linha Argola o prefeito Jari Hunhoff entende que entre as duas cidades possa ser desenvolvido um corredor turístico aproveitando a belezas naturais já existentes nos municípios, como a Lagoa Garibaldi, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Linha Alegre, pesque e pague e, futuramente, o Cristo de Encantado, com previsão de término em 2021. “Muitos moradores de Encantado também passaram a frequentar nossa cidade em busca de lazer e tranquilidade”, destaca.
A única preocupação do gestor é quanto ao movimento “migratório” de capitanenses para Encantado que, por ser uma cidade de maior circulação, apresente mais opções de compras, mais diversidade e preços mais atrativos ao consumidor, seja ele da cidade ou não. “Já imaginávamos isso. É natural que o munícipe saia da sua cidade, com acessos de mais qualidade, diferente do que acontecia anos atrás. É necessária uma adaptação. Com o acesso asfáltico, muitos capitanenses olharam para Encantado, mesmo que a principal ligação seja com Arroio do Meio, pela estrada geral de Arroio Grande, ERS-482”, avalia.
ROTAS ALTERNATIVAS
Enquanto o município conclui estudos de engenharia para o asfaltamento do seu acesso principal, por Arroio Grande, e aguarda um posicionamento do Estado para o início das obras, motoristas de veículos leves de passeio, utilizam diariamente outros acessos secundários ao município que possuem boas condições de trafegabilidade.
Um dos acessos mais utilizados é o Linha Azevedo, em Encantado, onde o governo municipal concluiu ainda no ano passado o asfaltamento da estrada geral que pode ser acessada pelo distrito de Palmas, pouco antes do pedágio da RS-130. No total, são 29 quilômetros entre Arroio do Meio a Capitão o que leva em torno de 37 minutos de viagem passando pelas comunidades de Linha Azevedo e Linha Argola.
Para quem também deseja enfrentar menos estrada de chão, uma das alternativas é o acesso que inicia em Palmas, Arroio do Meio e segue até São Jacó. Por ali, para quem transita pela RS-130, são apenas 8 km de estrada de chão e 2,6 km asfaltados até o centro de Capitão. O caminho por Linha Bicudo também é recomendado.
O caminho mais curto entre Capitão e Arroio do Meio, e mais movimentado ainda, é o da ERS-482 passando por Dona Rita, Arroio Grande e Cascata. O trajeto leva 28 minutos, é o mais curto entre os dois municípios. São 18 quilômetros, sendo 12 quilômetros de estrada de chão. Recentemente, Hunhoff apresentou a proposta de asfaltamento do trecho até a rua Júlio Schnack ao governador Eduardo Leite, que sinalizou de forma positiva ao projeto. A ideia é que o município assuma, através de convênio com o Daer, 70% da obra e faça com maquinário próprio o alargamento, drenagem e base asfáltica. Enquanto a autarquia se responsabiliza apenas pelo asfaltamento e sinalização.

