A construção do Cristo Protetor de Encantado, situado no Morro das Antenas, um pouco acima da Lagoa da Garibaldi, chamou atenção da imprensa internacional na última semana. A obra, além de alavancar o cenário turístico da cidade, poderá atrair visitantes do mundo para a região.
Diante da grande repercussão após a implantação dos braços e rosto do Cristo, o município de Encantado realizou, no sábado, dia 10, uma reunião de apresentação da obra com a presença do secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini. Os prefeitos presentes aproveitaram para ressaltar o potencial turístico regional.
A primeira-dama Ivanete Hunhoff e a secretária de Administração de Capitão, Vanusa Lorenzon, participaram do evento que contou com a participação dos prefeitos que integram o G-10, a Rota do Pão e do Vinho, representantes da Associação dos Municípios de Turismo (Amturvales) e idealizadores da obra.
Após a reunião, autoridades e lideranças regionais visitaram a obra e aproveitaram a presença de Santini para apresentar algumas demandas, entre elas o pedido de recursos para o asfaltamento do acesso de 2,5 quilômetros até o Cristo, partindo da Lagoa da Garibaldi.
Para o prefeito de Capitão, Jari Hunhoff, a obra que está a pouco mais de 10 quilômetros do centro da cidade, ganhará muito destaque assim que concluída e beneficiará também os municípios vizinhos de Encantado. “Temos planos para o turismo em Capitão. Temos que nos preparar e tornar nossa cidade ainda mais atrativa aos turistas”, avalia.
Hunhoff também adianta que a Administração está iniciando planejamento no sentido de atrair mais visitantes aos pontos turísticos do município com o objetivo de oferecer opções diversificadas aos visitantes do Cristo Protetor.
Em tamanho total, o Cristo Protetor de Encantado será o terceiro maior do mundo, porém, se contar somente a metragem da estátua, que terá 37 metros, é o maior do mundo. Isso porque a estátua da Polônia possui 33 metros e o Cristo de La Paz, no México, está com as obras ainda na fase inicial de instalação. A tendência é de que o custo do Cristo Protetor, orçado inicialmente em R$ 1,8 milhão, supere os
R$ 3 milhões. A expectativa é de que as obras estejam concluídas até o final do ano.


