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    Agir – ouvir – refletir – re-agir

    adminBy admin23 de abril de 2021Nenhum comentário7 Mins Read
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    Com o intuito de avaliar de forma ampla o formato das aulas da rede municipal adotado em função da pandemia, a secretaria de Educação de Arroio do Meio realizou uma pesquisa com professores, pais ou responsáveis pelos alunos. O questionário foi aplicado de forma on-line, entre a última quinzena de março e a primeira de abril. 60% das famílias responderam à pesquisa. “Considerando que cerca de 40 a 60% dos alunos da rede municipal participam dos encontros virtuais, acreditamos que provavelmente sejam os mesmos que responderam ao questionário, visto que talvez os demais possuem dificuldade de acesso à internet”, diz a secretária de Educação Iliete Rockenbach Winck.

    O município continua com aulas remotas. Estão sendo realizadas aulas virtuais, através do Google Meet, conforme organização de cada escola, além do envio de atividades aos alunos. Os resultados da pesquisa, apresentados, num geral, são avaliados, como positivos pela secretaria em relação à condução do processo educacional. Por isso, será dado continuidade na forma adotada até então. “No entanto, estamos sempre discutindo e ouvindo as equipes diretivas, professores e famílias, a fim de qualificar o ensino e aprendizagem dos nossos estudantes, visto que estamos todos aprendendo a trabalhar desta forma, em constante adaptação”, afirma a secretária.

    Como secretária de Educação e Cultura do município, Iliete agradece a confiança no trabalho da secretaria neste período de incertezas. “É fato que todos, professores e famílias, estamos na expectativa do retorno das aulas presenciais. Mas, enquanto não for possível, precisamos trabalhar juntos para que haja aprendizado dos estudantes, mesmo que de forma remota. Estamos cientes das dificuldades que cada um enfrenta no seu dia a dia, e também do quanto é importante o envolvimento de toda comunidade escolar neste processo. Gratidão às equipes diretivas, aos professores, aos funcionários, às famílias por se comprometerem com a educação de nossas crianças e adolescentes. Esperançosos de que em breve possamos retornar às aulas presenciais, precisamos reconhecer que talvez esta pandemia tenha servido para nos tornarmos mais empáticos e solidários. Que continuemos fortes e empenhados nesta jornada, cuidando de si e também do outro, desempenhando o papel de humanizar”. Segue parecer da Secretaria de Educação e Cultura sobre o trabalho.

    A pesquisa

    “A velocidade com que os cenários mudam na atual conjuntura é um desafio de proporções inimagináveis. A educação pública tem como premissa básica cumprir o disposto na Constituinte Cidadã, que parte do pressuposto que a Educação é um direito de todos. Atingir a todos em tempos de distanciamento social é uma tarefa de dificuldades potencializadas. O prolongado período de pandemia agravou as desigualdades sociais.

    Alijadas da estrutura física e tecnológica das escolas, as famílias precisam prover as condições para que as atividades escolares aconteçam no espaço doméstico. A pandemia potencializou outras crises, além da sanitária, ou seja, as condições econômicas que determinadas famílias tinham para possibilitar o acesso dos estudantes às tecnologias da informação, a partir das quais os contatos síncronos entre professores e estudantes acontecem, mudam com frequência. As decisões tomadas a cada tempo têm em conta o que é possível visualizar a partir de ferramentas de coleta de dados alcançadas aos profissionais da educação que atuam diretamente nas escolas e às famílias de cada uma das comunidades atendidas.

    As equipes diretivas de cada uma das Escolas Municipais de Ensino Fundamental são consultadas permanentemente, mantendo-se mobilizadas e em contato direto com as famílias. Os professores, congregados em grupos por área do conhecimento ou por nível de ensino, planejam atividades tendo no horizonte aquilo que é possível divisar da realidade, a partir das manifestações e angústias das famílias que sobrevêm no contato com as escolas.

    Os dados que seguem emergem da pesquisa realizada junto aos professores e às famílias. Ainda que conclusões gerais sejam viáveis, é preciso considerar que há diferentes realidades. Os movimentos pedagógicos e de gestão têm em conta essas especificidades. O compartilhamento das responsabilidades e as singularidades de cada comunidade são contemplados para que cada movimento seja o mais eficiente possível.

    As questões apresentadas nos diagnósticos propostos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura levaram os segmentos escolares consultados a refletirem sobre a metodologia sugerida desde o início do ano letivo, oportunizando o registro de opiniões sobre a sistemática, bem como a expressão de considerações, particularidades e sugestões para o planejamento de ações futuras. Acredita-se na concepção de que, a partir desses dados e informações, poder-se-á continuar num caminho conjunto, construído de acordo com as demandas e por todos.

    A metodologia desenvolvida até então (entrega de atividades, realização de encontros virtuais, postagem de materiais complementares em salas de aula virtuais, entre outros) foi avaliada e teve uma aprovação expressiva, ou seja, em torno de 90%, em cada um dos segmentos (professores e famílias). Entre as manifestações apresentadas nos instrumentos de coleta, destaca-se o alcance de um maior número de alunos. Além disso, no que diz respeito especificamente à realização das atividades, evidenciou-se, de maneira mais concreta, a ampliação das possibilidades de interação, manuseio, registro, organização, visualização e revisão das mesmas. Embora o índice seja elevado, a equipe da Secretaria de Educação e Cultura ainda entende que ajustes se fazem necessários. Essa constatação decorre, por exemplo, da percepção de que não foi possível coletar as impressões das famílias responsáveis por 40% dos alunos.

    A preocupação com a verificação das atividades realizadas também esteve entre as manifestações. Tanto as famílias quanto os professores entendem que o acompanhamento do processo de aprendizagem neste momento é difícil. Entretanto, estratégias estão sendo pensadas nesse sentido. Cada escola terá autonomia na escolha dos instrumentos de verificação que adotará. Entre algumas sugestões estão: a supervisão dos cadernos e pastas, a retomada de atividades através dos encontros virtuais, a postagem de gabaritos, entre outros.

    Outro item abordado refere-se ao acesso dos alunos à internet e aos dispositivos utilizados para a conexão. 48% das famílias que responderam informaram que dispõem de acesso à internet em horário escolar e 45% somente à noite. Em torno de 60% conecta-se exclusivamente por celular. Com relação às ferramentas de acesso, entende-se que trata-se de um limitador quanto ao cumprimento de determinadas tarefas. Alguns instrumentos exigem pacotes de programas com recursos específicos, que não necessariamente estão disponíveis em todos os aparelhos.

    Ainda com relação às atividades a distância, um dado constatado pelas equipes diretivas, no que diz respeito à participação dos alunos nos encontros virtuais, vale ser destacado. Em média, de 40 a 60% vêm participando dos encontros virtuais. Há, entretanto, escolas em que essa participação é mais expressiva, e em outras é praticamente nula. Diante desse levantamento, cada escola planeja a forma mais eficiente de continuar e/ou ampliar a frequência dos encontros.

    Nessa proposta e em tantas outras situações, as equipes diretivas das escolas têm sido fundamentais. A articulação constante junto à Secretaria de Educação e Cultura e a escuta atenta e frequente das necessidades dos professores e das famílias, dão embasamento para as ações desenvolvidas. A inconstância da conjuntura que nos envolve exige prontidão na tomada de decisões. O empenho e o comprometimento das mesmas têm sido reconhecidos, em percentual expressivo, pelos segmentos escolares consultados.

    Nossa geração nunca viveu um momento tão desafiador, em todos os âmbitos. Dessa forma, repensar a educação, tendo em vista as realidades e possibilidades do nosso município, tem sido uma constante da Secretaria de Educação e Cultura. Caminhos são apontados, direções são sugeridas, ideias são apresentadas, proposições são discutidas diariamente! Permanecemos mobilizados, compreensivos e solidários, na busca pela construção da proposta que melhor atenda a nossa comunidade”.

    Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Arroio do Meio

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