No dia 15 de maio os professores que trabalham nas redes de ensino de Arroio do Meio foram vacinados contra a covid. Eu, estive nesse grupo. E relatar aqui o misto de sentimentos bons que invade a todos que receberam a vacina. Sem dúvida, a primeira delas é esperança em dias melhores.
Não dá para se descuidar e esquecer os protocolos, é óbvio. É sabido também que precisa-se da segunda dose. Porém, também nos invade um alívio. E uma chance de que se contraído o vírus ele possa não se manifestar com tanta gravidade.
Reconhecer os agentes da Saúde, desde a quem estudou a vacina, a quem a produziu, a quem planejou a chegada dela e, finalmente, não menos nobre a quem a aplicou com um sorriso no rosto e muito cuidado.
Lembro-me que os minutos de espera não foram nada e sei de pessoas que passam horas na fila para esperá-la e, garanto que, como eu, a espera valeu e vai valer muito ainda. Ah, como eu queria que todos já pudessem estar vacinados e possamos tirar as mascarás e voltar à normalidade. De tantas informações que recebemos, por vezes, desencontradas; me convenci de que a vacina é a solução mais eficaz até o presente momento. Se chegou tarde? Sou da opinião de que comemoremos que ela chegou!
Brincava dizendo que quando fosse vacinada, e, continuo achando, não importasse qual seria, daria os dois braços. Recebemos a Oxford e confesso que, os sintomas desconfortáveis, pós vacina, existem. Assim como outros, calafrios, dor no corpo e na cabeça eu senti. Mas tudo dentro do previsto, especialmente quando se fala na Oxford.
Acredito fielmente que os gestores querem que todos sejam vacinados o mais breve possível, mas isso não depende só do querer e sim, entender o tamanho do nosso país, por isso também muito cuidado com as comparações. Também, é preciso entender que TODOS querem ser os primeiros a ganhar a vacina e estarem imunizados, mas é preciso partir de critérios e que precisam ser respeitados. Empatia é palavra-chave nesse momento, pois assim como pessoas mais velhas, as novas também querem. Assim como os agentes da educação precisam, os do comércio também. Policiais foram imunizados, que bom! E presos também podem ter esse direito, afinal são seres humanos. Talvez não entendamos todos os critérios de classificação a quem direito de ser vacinado, mas devemos respeitar e torcer para que mais e mais vacinas cheguem! Logo, logo isso tudo vai passar!

