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    Moradores de Linha Perau criam comissão e pedem readequações no projeto de duplicação

    adminBy admin9 de agosto de 2021Nenhum comentário4 Mins Read
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    Preocupados com os impactos causados com a obra de duplicação da BR-386 entre Marques de Souza e Lajeado, moradores de Linha Perau oficializaram na quarta-feira, uma comissão para discutir o assunto e reivindicar junto à CCR Via Sul, Eurovias, Agência Nacional dos Transportes (ANTT) e Departamento de Trânsito do município, a construção de mais um retorno em nível na altura do km 335, a construção de vias paralelas para o ingresso seguro na rodovia e a manutenção de acessos nas propriedades, sem que haja custos com regularizações.

    A reunião com a eleição da comissão ocorreu no Esporte Clube Bragantino. A diretoria ficou representada pelo presidente e vereador, Amenófis Stacke, vice-presidente, Ernani Hübner, relatora, Leonízia Madalena Bazzo, secretária, Edna Kremer e suplentes, Daniel Born Lammers e Karson Bruch e Ricardo Krüger.

    Segundo Stacke, é necessária uma união comunitária em torno das reivindicações pois todos os mais de 200 moradores de Linha Perau serão impactados com o andamento e conclusão das obras. O presidente argumentou que em nenhum momento, em audiências públicas e apresentações de anteprojetos, houve o convite para a comunidade e isso causou muitas dúvidas. “Em janeiro deste ano ocorreram as primeiras reuniões. E, desde então, começamos a receber as informações mais claras e transparentes”.

    A principal reivindicação dos moradores é que seja pensada a construção de mais uma opção de retorno em nível, mais precisamente no km 335 da rodovia, o que facilitaria e evitaria um deslocamento de até sete quilômetros de um local para outro, para acessar pistas contrárias da rodovia no sentido Norte ou Sul.

    A comissão também pretende dialogar, junto ao município, a possibilidade de abertura de novas estradas e ligações alternativas longe das áreas de domínio de 80 metros, pois em alguns locais como na Agroindústria de Adolar Alves da Silva e na propriedade de Guido Arend ,os acessos, conforme o projeto, serão fechados.

    Coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, João Augusto Jung também participou da reunião. Segundo ele, município e CCR conversam constantemente sobre as intervenções na rodovia. Na presença dos moradores, Jung explicou que já houve alguns avanços quanto à retirada de defensas como é o caso do acesso à estrada velha de Picada Flor, na abertura de uma nova estrada secundária na saída de Linha Tigrinho até a rua que dá acesso ao parque de máquinas e na adequação do trevo de acesso ao centro da cidade, além da redução no nível da estrada abaixo da ponte do Stackão.

    Segundo Jung, o Executivo também está ciente da responsabilidade em abrir novos acessos municipais para os moradores. Outra preocupação é quanto à retirada de paradas de ônibus e a reconstrução das mesmas que não está prevista na concessão, o que afetaria famílias dependentes do transporte coletivo e escolar.

    Relatora da comissão, Leonízia Madalena Bazzo, a Niki, disse ter acompanhado um movimento de reivindicação no bairro Olarias em Lajeado. Para ela, Linha Perau também terá problemas em épocas de enchente pois muitos moradores ficarão ilhados e terão dificuldade em acessar a rodovia, com a instalação de defensas metálicas em acesos e retornos muito distantes. “Imagina, em uma emergência, os moradores não conseguirem sair ou uma ambulância percorrer mais de sete quilômetros até encontrar um retorno em Picada Flor ou Conventos”, questionou.

    Como relatora da comissão, após a reunião, sugeriu que fossem elaboradas documentações e atas protocoladas, para que futuramente um dossiê seja enviado ao Ministério Público pedindo a interferência judicial no projeto de duplicação. “Todos sabem que o interesse social está em primeiro lugar. Caso a concessionária não atenda a nossa reivindicação, uma das soluções seria a judicialização ou até manifestações mais intensas ao longo da rodovia”.

    Nas próximas semanas a comissão de Linha Perau pretende registrar documentos em cartório e protocolar ofícios junto aos escritórios da EuroVias e CCR, para que todas as demandas comunitárias sejam atendidas. Stacke também antecipou que, durante o final de semana, a CCR irá disponibilizar o Centro de Atendimento a Comunidade Lindeira (CALI-4 RODAS). O veículo estará estacionado em frente ao Esporte Clube Bragantino, onde moradores com dúvidas podem conversar com engenheiros e ter acessos aos mapas e projetos.

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