O secretário de Administração de Arroio do Meio, Áurio Paulo Scherer, revelou que ainda não recebeu o B.O. e nem a solicitação de ressarcimento por dano em pneu e roda do proprietário de uma camionete que sofreu avarias na Ponte de Ferro na semana retrasada, devido a pranchões supostamente soltos. Na manhã desta quinta-feira, a equipe do Departamento de Serviços Urbanos, voltou a intervir pontualmente em pranchões mais críticos, que foram alvos de reclamações durante a quarta-feira.
O secretário do Planejamento, Carlos Rafael Black, destacou que a reforma da estrutura será iniciada com urgência em convênio com o município de Lajeado e haverá dispensa de licitação, pelo caráter emergencial. O município de Arroio do Meio ficará a cargo de todos os trâmites burocráticos, compra de madeira e contratação de mão de obra.
Para os 102m totais da ponte, serão necessários 94m³ de cerne de eucalipto vermelho, para caibros com diâmetro de 30cm x20cm, pranchões de 8x20cm e guias de segurança de 15x20cm (todos os cortes terão 5,4m de comprimento). A estimativa é de que o valor ultrapasse R$ 400 mil (material + mão de obra). Depois de iniciada a obra deve levar em torno de 45 dias, porém, a evolução depende de fatores climáticos. O trânsito pela estrada velha ficará interditado por tempo indeterminado.
Em meio ao estresse antecipado por muitos transeuntes não terão como ‘fugir’ dos congestionamentos da ERS-130, muitos contribuintes sonham com que o cerne de eucalipto vermelho seja fornecido pelo ‘melhor presidente da Câmara de todos os tempos’. Outros já deliram com que a mão de obra, esteja de alguma forma ligada a empresa que instalou a rampa náutica no Balneário Recreio Municipal, pois resistiu a enchentes históricas.
CONQUISTA DE POÇO ARTESIANO – Na manhã de quinta-feira, o prefeito Danilo Bruxel e o secretário da Agricultura Élcio Roni Lutz, estiverem no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em Porto Alegre, para participar do Lançamento da Etapa 2 do Programa de Irrigação e Assinatura dos Contratos de Subvenção e Convênios de Poços Artesianos. A solenidade contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação Giovani Feltes e o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural Ronaldo Santini. Arroio do Meio foi contemplado com um poço que possivelmente será instalado na Linha Umbu, na Barra do Forqueta.
JUSTIÇA SOCIAL E RACIAL NA HABITAÇÃO RURAL – Das 600 moradias anunciadas pelos Ministros em Muçum, para o Programa Minha Casa Minha Vida Rural Calamidade Pública, 27 vem para Arroio do Meio e seis para Travesseiro (Mais informações página 03). Sendo que 17, são para comunidade Quilombola de São Roque, Palmas, cujo projeto é de 2014 e acabou sendo adiado em decorrências de alternâncias em Brasília. As demais foram viabilizadas pelo MPA por meio de portarias em decretos de calamidade pública ou emergência na Defesa Civil, em circunstância de fatores climáticos, e também são uma demanda habitacional reprimida no meio rural.
Nascidos em São Roque, Palmas, prestadora de serviços gerais, Eliana Luciana Wointlander, 43 anos, e o agricultor Gilberto da Silva, 60 anos, revelam que a conquista representa a luta de gerações em busca de dignidade, justiça social e esperança para os jovens por um futuro melhor.
CRATERAS EM ARROIO GRANDE – Em reunião da comissão pró-asfalto de Arroio Grande, para definição de data para inauguração, o integrante Wanderley Theves, o Xumby, cobrou o conserto de duas crateras nas imediações da propriedade da família Friedrich. Segundo ele é inadmissível convidar autoridades estaduais com asfalto estragado há pelo menos dois anos. Xumby convida a todos para a 18ª edição da Boate de Garagem, que ocorre no Centro de Lazer Arroio Grande, em 9 de março.
REALITY SHOW COMUNITÁRIO PARA ESCOLHA DE VICES – Em municípios do Brasil, a escolha de candidatos a vice-prefeitos sempre é muito badalada nas eleições municipais. Segundo analistas, este gesto mexe com a autoestima dos potenciais nomes (cortejados) e conquista simpatia pelas comunidades, famílias e segmentos econômicos ao longo da corrida eleitoral – que segue com muitos nomes em aberto para compor chapas para majoritária e para proporcional.
Conforme análise política midiática, esta estratégia pode estar relacionada ao sucesso do Big Brother Brasil, que estreou em 29 de janeiro de 2002. Entre os nomes ventilados costumam estar de vereadores, diretores de escolas, profissionais liberais, técnicos, empresários e líderes de entidades (com e sem identidade). Alguns estão mais no início da fila e outros nem tanto. Todos ainda podem sonhar com o rostinho estampado nas urnas eletrônicas, mas só uma pessoa vai estar de coadjuvante principal no meio do povo na festa da vitória de 06 de outubro, ou não.
Entretanto são assuntos secundários. Neste momento todos os comentários estão voltados para quem é o novo amor de alguém de que já levou rasteiras no partido, na coligação, na secretaria do governo e na própria família. Ela trabalha numa fruteira no Centro?