Em Travesseiro a situação continua crítica. Pelos menos 60% da área urbana foi afetada e no interior ainda não se consegue dimensionar a proporção, já que há comunidades que continuam inacessíveis, a exemplo de Três Saltos Altos. Na área central foram 120 famílias que tiveram que deixar suas casas. Há a confirmação de que três casas foram levadas pela força do arroio Travesseiro.
Os dois óbitos que haviam sido noticiados como sendo de travesseirenses, na verdade são de dois moradores de Capitão, vítimas de um deslizamento de terras ocorrido na divisa entre os dois municípios. Em Travesseiro, de acordo com áudio enviado pelo vice-prefeito Tiago Weizenmann, na manhã de hoje, há suspeita de que uma pessoa possa estar soterrada. Ademais, todos os moradores de Travesseiro que estavam sem comunicação e eram dados como possíveis desaparecidos, foram localizados e estão bem.
A Administração concentra esforços para retomar serviços essenciais. Em áudio encaminhado ontem, domingo, o prefeito Gilmar Southier, informava que Travesseiro seguia sem energia elétrica e internet. Situações pontuais, a exemplo do atendimento médico no posto de saúde e da farmácia básica foram restabelecidos provisoriamente. Um QG foi montado na creche para informações e orientações. Na Escola Estadual Monsenhor Seger está sendo preparado almoço para quem está desalojado.
O prefeito também pedia a compreensão da comunidade e informava que foi disponibilizado um gerador e um trator para fazer funcionar a bomba para o retorno do fornecimento de água. No interior carros estão fazendo a entrega de água potável. O combustível está limitado e deve ser usado para o serviço de máquinas e carros públicos.
“Precisamos manter a calma e a tranquilidade, que as coisas vão se resolver, tudo no seu tempo. Muita fé e força para todo mundo”, disse Southier.
DOAÇÕES – No momento, uma das maiores necessidades são produtos de limpeza e higiene pessoal. Também há necessidade de cestas básicas, o que já está sendo pedido ao Estado. As doações estão sendo recebidas em Marques de Souza, na Oficina da Moto. Uma embarcação de Samir Battisti está fazendo a travessia para Travesseiro.
ACESSSOS – A Administração de Travesseiro vem trabalhando fortemente para restabelecer serviços essenciais. Uma das grandes demandas é o acesso à BR-386. Por isso uma equipe trabalha na estrada geral de Barra do Fão, que foi muito afetada. A previsão é tentar liberar o trajeto até quarta-feira para se ter acesso à BR-386, via Barra do Fão.
Também há uma força-tarefa para restabelecer a passagem entre Travesseiro e Marques de Souza, pela ponte, que caiu parcialmente. Hoje, segundo informações do vice-prefeito Tiago Weinzenmann, será apurada a distância entre os pilares para tentar uma estrutura provisória para pelo menos passar veículos pequenos.
A Certel continua trabalhando fortemente para restabelecer a energia. Na área central do município, provavelmente até a terça-feira já retorne a energia elétrica.