Desde julho o município de Pouso Novo oferece à população o atendimento com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A iniciativa visa oferecer aos munícipes tratamentos complementares que promovem o bem-estar e uma abordagem holística da saúde, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. São oferecidos atendimento em auriculoterapia e reiki.
De acordo com a secretária de Saúde, Ires de Oliveira, o projeto dá início a uma série de iniciativas planejadas para ampliar o leque de terapias disponíveis. “Estamos comprometidos em construir laços terapêuticos e promover uma escuta acolhedora para melhorar continuamente o bem-estar da nossa comunidade”, destaca.
A inclusão dessas práticas integrativas reflete o compromisso da Secretaria de Saúde em explorar todas as vias possíveis para a saúde e o bem-estar, abrindo novos caminhos para o cuidado holístico e integrado na comunidade.
Profissionais capacitados
Até o momento já foram atendidos 23 pacientes de auriculoterapia, com seis sessões cada, e mais 38 com reiki, sendo sete sessões cada um. Estes serviços são conduzidos pelo Dr. Jorge Félix Quesada (auriculoterapia) e a assistente social e terapeuta holística Fabiana de Melo Araujo (reiki), garantindo um atendimento especializado e atencioso. Ambos possuem capacitações específicas para atuar com os serviços. São atendidos pacientes de todas as idades, sempre no Posto de Saúde.
Os encaminhamentos para as PICS são feitos durante atendimento médico ou de outros profissionais ligados à secretaria de Saúde. Conforme Fabiana, tanto o reiki como a auriculoterapia têm sido muito bem aceitos pela população. Tanto ela quanto o Dr. Jorge têm ouvido relatos de alívio de sintomas, a exemplo da ansiedade, o que deixa os profissionais muito satisfeitos.
O que é o reiki?
É uma terapia integrativa reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em que o terapeuta canaliza energia vital para o paciente, a fim de restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional. As doenças ou sintomas físicos, mentais e emocionais são energia fluindo de maneira desequilibrada. O reiki seve para desbloquear essa energia, regulando seu fluxo e resgatando a saúde e bem-estar. O organismo volta a funcionar harmoniosamente por completo.
Durante o a prática do reiki, o paciente fica deitado na maca com os olhos fechados meditando sobre cinco princípios: não sentir raiva, não se preocupar, ter gratidão, trabalhar com dedicação e ser gentil. Enquanto isso, o terapeuta reikiano faz alguns movimentos com as mãos sobre o corpo do paciente para canalizar as energias dele, funcionando como um canal das ‘energias vitais universais’.
As técnicas de respiração e meditação, além da sensação de bem-estar, ajudam a diminuir os sintomas do estresse e ansiedade. O reiki também é muito utilizado em tratamentos contra a depressão, pois proporciona um equilíbrio de energias, que amenizam os sintomas. No entanto, é necessário continuar o acompanhamento com psiquiatra e psicólogos. A prática do também estimula a produção de serotonina e endorfina, hormônios que promovem o bem-estar e o relaxamento, o que ajuda também a manter boas noites de sono.
Conforme a terapeuta holística Fabiana, bem-estar, paz, esperança, autoconfiança e alegria são algumas das emoções sentidas após a aplicação do reiki. Tudo isso faz com que o paciente se sinta mais seguro e com energia para realizar as atividades do dia a dia.
Auriculoterapia
A auriculoterapia é uma especialidade da acupuntura caracterizada pela utilização de pontos especificamente nas orelhas para o tratamento de sintomas comuns associados às diferentes patologias, e atua no âmbito físico, mental e emocional. É um método terapêutico que se baseia no princípio de que a orelha representa um feto de cabeça para baixo, considerando que pontos específicos no pavilhão auricular podem ser chaves para o tratamento de diversas doenças.
Cada ponto corresponde a uma parte do corpo e pode apresentar reações através de mudanças morfológicas, de coloração ou dor, em casos de doenças. Inclusive, tais coisas podem acontecer antes mesmo da condição se manifestar. A estimulação dos pontos desse microssistema pode ser realizada por meio de agulhas, sementes, cristais, laser, infravermelho, dentre outras formas.
As principais indicações da terapia incluem dores agudas e crônicas, enxaqueca, insônia, transtornos emocionais como ansiedade e depressão, vícios, distúrbios funcionais digestivos, compulsão alimentar, retenção de líquido, patologias funcionais urogenitais, alergias, em especial as respiratórias, problemas motores.
Foto: Divulgação